14/03/2024 às 11h56min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h05min

Dia Mundial do Sono: conheça 5 hábitos para ter um sono reparador

Médico entrega dicas do que fazer para dormir bem e sentir-se renovado

Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/
Divulgação/Herbalife


No ritmo de vida atual, parece que precisamos estar ativos 24 horas por dia nos sete dias da semana para cumprir todas as nossas tarefas. Essa realidade pode fazer com que as pessoas não prestem a atenção devida à importância do descanso adequado. Isso, somado a diferentes desafios como o estresse, metas diárias e os horários acelerados faz com que seja difícil alcançar a tão desejada qualidade de vida.

É por isso que a Associação Mundial do Sono celebra o Dia Mundial do Sono na terceira sexta-feira de março de cada ano, que, desta vez, cai em 15 de março. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de dormir bem e evitar problemas de saúde que a falta de descanso pode causar. “O sono adequado contribui para melhorar a memória, fortalecer as conexões neuronais, regular a pressão arterial, estimular hormônios como a melanina e serotonina, controlar o apetite, entre muitos outros benefícios”, coloca o médico do esporte e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Dr. José Reinhart.

A seguir o especialista lista vários hábitos que podem ajudar a conseguir um sono reparador e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida:

1. Estabeleça horários regulares para dormir
Embora a gente tenha várias atividades no dia a dia, recomenda-se separar um horário prudente para afastar todas as distrações e se preparar para descansar. Gradualmente, nosso organismo reconhecerá a hora de descansar.
2. Evite as telas antes de dormir
Pode ser que os dispositivos móveis façam parte de nossas atividades de trabalho e pessoais, no entanto, o brilho da luz até altas horas da noite pode alterar a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.
3. Preste atenção na alimentação
Assegure que a última refeição seja pelo menos duas horas antes de ir dormir e prefira alimentos de fácil digestão, como proteínas de carnes brancas, um copo de leite ou saladas leves.
4. Inclua bebidas naturais que ajudem no relaxamento
Um pouco antes do horário de se deitar, preparar uma infusão ou chá que ajude a tranquilizar. Algumas plantas naturais como a melissa são tradicionalmente usadas para ajudar no relaxamento, lidar com o estresse ocasional e melhorar a qualidade do sono.
5. Crie um ambiente adequado para o descanso
Cuide para tornar seu quarto um espaço de relaxamento e tranquilidade. Escolha travesseiros, colchão e cobertores de acordo com as suas necessidades pessoais.


Sobre o Dr. José Reinhart
José Reinhart é especialista em medicina esportiva no Equador e faz parte do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife desde 2011. Com mais de 40 anos de experiência, combina a medicina esportiva com alimentação, ajudando os atletas a terem um melhor desempenho e a usar a nutrição para ter uma vantagem competitiva. Ele obteve seu diploma médico da Universidad Central del Ecuador, posteriormente, estudou medicina em Berlim e no American College of Sport Medicine. É um dos autores do "Primeiro Seminário de Contato Posterior em Educação Física" (First Seminar of Back-Contact in Physical Education, em inglês), e membro ativo da Sociedade de Medicina Esportiva Equatoriana, do American College of Sport Medicine e da Federação Internacional de Medicina Esportiva.
 
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!