22/03/2024 às 12h17min - Atualizada em 25/03/2024 às 00h01min

UPL recebe Selo Mais Integridade, do Ministério da Agricultura, e tem programa reconhecido na categoria de Sustentabilidade Ambiental

Viviane Righetti Passerini
Crédito: divulgação


Comitê gestor premiou o programa 'Food Value Chain', cujo propósito é elevar a eficiência socioambiental e econômica da agricultura, tornando os alimentos mais sustentáveis 

A UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, foi mais uma vez premiada com o Selo Mais Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Na edição 2023/2024 da iniciativa, o programa Food Value Chain foi reconhecido pelo comitê gestor como uma boa prática na categoria de Sustentabilidade Ambiental. O reconhecimento foi anunciado em cerimônia no dia 21 de março, na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília (DF). 

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, afirma: "É uma grande honra para nossa empresa receber, pela quarta vez, o Selo Mais Integridade. A renovação da outorga do prêmio reforça ainda mais nosso compromisso de seguir e fortalecer com as ações locais – e globais – em benefício do conceito de ESG, sigla em inglês que ganha cada vez mais relevância e se refere às responsabilidades ambiental, social e de governança. Esses pilares estão no centro do nosso propósito OpenAg, que posiciona a UPL como uma empresa aberta à colaboração e à inovação, com o objetivo de reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos". 

"Food Value Chain" (cadeia de valor de alimentos, em português) é um programa cujo objetivo é fazer com que cada alimento seja mais sustentável. No Brasil, contempla os cultivos de café, citros e hortifrúti. A iniciativa busca elevar os níveis de eficiência socioambiental e econômica da agricultura com o apoio da UPL à implantação de certificações internacionais nas propriedades rurais e treinamento dos profissionais do campo. Na prática, tudo isso se traduz em segurança alimentar, acesso da produção nacional a mercados cada vez mais exigentes e melhoria da qualidade de vida dos produtores e dos consumidores. 

Rogério Melo, gerente de agricultura sustentável e propriedade intelectual da UPL Brasil, salienta: "'Food Value Chain' foi desenvolvido com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que dá robustez aos nossos compromissos de ESG, ao mesmo tempo em que eleva a responsabilidade da UPL perante a sociedade.  Com isso, estamos criando soluções inovadoras para o clima e sistemas alimentares resilientes; protegendo o meio ambiente, seus recursos finitos e a saúde humana; e conectando agricultores, indústrias de alimentos, varejo e consumidores". 

O programa conta com ferramentas de apoio importantes, disseminando o uso correto e seguro de defensivos agrícolas e fomentando a integração de produtos tradicionais com biológicos. Também auxilia os agricultores na obtenção de certificados de boas práticas, como Global GAP e Local GAP – a exemplo do que ocorre no Programa Alimento Seguro Uva Para Processamento (PAS Uva), no Rio Grande do Sul. Além disso, tem sido fundamental para a descarbonização do planeta, por meio de soluções sustentáveis, já tendo obtido dados favoráveis no café e na soja: mais do que carbono zero, há exemplos de carbono negativo. 

Irajá Lacerda, secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil, presente no evento, parabenizou as 27 empresas organizações premiadas. "[O Selo Mais Integridade] É um dos projetos mais importantes do Mapa e do Brasil. Nós sabemos do exercício de superação que cada empreendedor realizou para vencer esse desafio, e estar hoje recebendo esse prêmio. É um trabalho de equipe, de muita dedicação, organização e comprometimento para alcançar esse resultado", disse. 

O Selo Mais Integridade foi estabelecido com o propósito de incentivar, reconhecer e premiar práticas de integridade no agronegócio, sob a perspectiva da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e do compromisso na mitigação de práticas de fraude, suborno e corrupção. O comitê gestor é formado por instituições públicas – além do MAPA, ApexBrasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Controladoria-Geral da União (CGU) – e representantes da iniciativa privada, como Instituto Ethos, Pacto Global e Alliance for Integrity, entre outros. 

Mais informações sobre as iniciativas da UPL no 1º Relatório de Sustentabilidade publicado pela empresa com informações exclusivas sobre sua atuação no Brasil: www.sustentabilidadeupl.com.br

Sobre a UPL          

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.   

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!