18/03/2023 às 17h46min - Atualizada em 20/03/2023 às 00h01min

PF deflagra operação contra exploração sexual em Roraima

Com a operação Palácios, a Polícia Federal atua para prender suspeitos de participarem de uma organização criminosa que recruta e explora sexualmente mulheres e adolescentes em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2023-03/pf-deflagra-operacao-contra-exploracao-sexual-em-roraima











Mais uma operação da Polícia Federal foi deflagrada neste sábado (18). Desta vez, em Boa Vista, Roraima. A operação Palácios, para prender suspeitos de participarem de uma organização criminosa que recruta e explora sexualmente mulheres e adolescentes em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami. Os agentes saíram às ruas para cumprir quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária.



A origem desta ação foram as investigações do caso de aliciamento de uma adolescente de 15 anos, resgatada na última terça-feira (14), em uma abordagem no Rio Mucajaí, quando estava sendo levada para ser explorada sexualmente em garimpos da região. A Política Federal identificou três pessoas envolvidas na logística e na operacionalização do esquema.



O crime era articulado por meio de perfis falsos nas redes sociais. Os aliciadores ofereciam trabalho no garimpo, com a promessa de ganhos altos em dinheiro. Quem aceitava as propostas era conduzida por um motorista para uma pista clandestina de avião, de onde eram transportadas para áreas do garimpo. Como chegavam em condições precárias, as vítimas eram exploradas sexualmente para pagar dívidas, que poderiam passar de R$ 10 mil.



A Polícia Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias de situações de exploração e abusos como essas. Em Roraima, o número é (95) 3621-1500. Vítimas ou outras pessoas que tenham conhecimento desses crimes também podem comparecer à Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista.

 

Com informações da Agência Brasil.



Geral Mulheres e adolescentes eram levadas para garimpos ilegais Rádio Nacional - Rio de Janeiro 18/03/2023 - 17:46 Leila Santos / Suzana Guimarães Carolina Pessôa Operação Palácios Polícia Federal Exploração Sexual Terra Indígena Yanomami sábado, 18 Março, 2023 - 17:46 1:50

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2023-03/pf-deflagra-operacao-contra-exploracao-sexual-em-roraima
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!