18/03/2023 às 17h01min - Atualizada em 20/03/2023 às 00h01min

Ecobarreiras começam a ser instaladas contra lixo na Baía de Guanabara

As estruturas devem deter resíduos flutuantes em rio que desaguam na Baía de Guanabara - uma das maiores do mundo. Sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio de Janeiro.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2023-03/ecobarreiras-comecam-ser-instaladas-contra-lixo-na-baia-de-guanabara













Dezessete ecobarreiras em rios estratégicos, que deságuam na Baía de Guanabara, começaram a ser instaladas neste sábado (18), no Rio de Janeiro. As estruturas são para reter resíduos flutuantes, impedindo que mais de 1,2 mil toneladas de lixo por mês poluam a Baía, o que totaliza, em um ano, cerca de 20 piscinas olímpicas. A iniciativa é do governo estadual, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).



Thiago Pampolha, vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, explica o projeto.



Notícias relacionadas:

“As ecobarreiras são feitas de material aço galvanizado, um cabo de aço com flutuadores, e elas são colocadas, fixadas em barreiras, em estruturas de concreto, para dar essa firmeza, e elas manterem intactas. E também nós temos os barcos e as máquinas que vão retirando o resíduo para destinação”.



Entre os pontos principais de instalação das ecobarreiras estão os rios Pavuna-Meriti, o Canal do Cunha e o Rio Sarapuí. Juntos, eles são os principais responsáveis pelo deságue de resíduos na Baía. O lixo recolhido será encaminhado para um Centro de Tratamento de Resíduos.



A Baía de Guanabara é uma das maiores do mundo e sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio.


Meio Ambiente Mecanismos ficarão em rios estratégicos que desaguam no local Rio de Janeiro Meio ambiente: transição para economia de baixo carbono é prioridade 18/03/2023 - 17:01 Leila Santos/ Luiz Cláudio Ferreira Carolina Pessoa, da Rádio Nacional meio ambiente Rio de Janeiro Baía de Guanabara sábado, 18 Março, 2023 - 17:01 1:30

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2023-03/ecobarreiras-comecam-ser-instaladas-contra-lixo-na-baia-de-guanabara
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!