18/03/2023 às 16h23min - Atualizada em 20/03/2023 às 00h01min

Campanha arrecada absorventes para moradoras de comunidades no Rio

Falta de acesso ao item de higiene é conhecido como pobreza menstrual. A arrecadação ocorre em estações do metrô do Rio de Janeiro. As doações podem ser feitas até o dia 31 de março.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2023-03/campanha-arrecada-absorventes-para-moradoras-de-comunidades-no-rio











No Rio de Janeiro, o Metrô e a ONG Absorvendo Amor estão promovendo uma campanha para arrecadar absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social que moram em comunidades próximas ao sistema metroviário.



A iniciativa, que faz parte das ações pelo Mês da Mulher, acontece nas estações Carioca, Central, Jardim Oceânico, Largo do Machado e Pavuna. Os produtos podem ser depositados em caixas nas estações até o dia 31 deste mês, durante o horário de funcionamento do metrô.



Constanza Del Posso, fundadora da ONG Absorvendo Amor, fala sobre a importância social da iniciativa.



“Vai desmistificar o tabu, vai garantir que isso seja algo conhecido como algo natural. O nosso trabalho, o nosso projeto, trabalha para garantir que a pobreza menstrual não seja mais um tabu na consciência coletiva”.



Mais de 29 milhões de meninas e mulheres pelo mundo não têm acesso a produtos de higiene menstrual, segundo a ONG. Além disso, uma em cada quatro jovens carentes já deixou de assistir aulas por não poder comprar absorventes.



No último dia 8, o governo federal criou o Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. Cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa, que prevê um investimento de R$ 418 milhões por ano. A compra de absorventes será feita pelo Ministério da Saúde, e o SUS vai distribuir.



A nova política estará voltada aos públicos mais vulneráveis, de acordo com critérios do Bolsa Família e do Cadastro Único, incluindo estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema. Também serão atendidas pessoas em situação de privação de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas.


Direitos Humanos Falta de acesso ao item de higiene é conhecido como pobreza menstrual Rio de Janeiro 18/03/2023 - 16:23 Leila Santos/Sumaia Villela Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional Pobreza menstrual Campanha de Doação Rio de Janeiro sábado, 18 Março, 2023 - 16:23 118:00

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2023-03/campanha-arrecada-absorventes-para-moradoras-de-comunidades-no-rio
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!