02/05/2024 às 23h07min - Atualizada em 03/05/2024 às 00h02min

Certificações de qualidade: quais empresas estão aptas a receber o selo?

Especialista e docente do curso técnico em Qualidade do Senac EAD explica as nomenclaturas e as exigências feitas por auditores externos

Aline Oliveira
Senac EAD
Freepik


O número de indústrias, fábricas e organizações que desejam receber a certificação ISO 9001, aumenta a cada ano. O principal motivo, é demonstrar à sociedade que atendem, todos os requisitos de um sistema de gestão da qualidade, avaliado como um dos melhores do país e do mundo.

Tendo em vista a importância da padronização e eficiência do funcionamento das organizações, a ONU (Organização das Nações Unidas) elencou até uma data especial, ‘O Dia Mundial da Qualidade’, comemorado em 14 de novembro. Contudo uma das maiores referências para o surgimento e aperfeiçoamento da ISO 9001, é o CQI (Chartered Qualidade Institute), em funcionamento desde 1919.

Vale acrescentar que a certificação internacional beneficia diretamente empresas que buscam ou tenham parcerias internacionais. Além da parte estrutural, as recomendações da ISO 9001 criam um padrão comum que alimenta o espírito de cooperação nas equipes. Do mesmo modo, garante que os parceiros sigam o mesmo processo, facilitando o andamento de projetos conjuntos.

Rochele da Silveira Rios é docente no curso Técnico em Qualidade do Senac EAD e revela que a certificação ISO 9001 serve como um roteiro para consultores e empresas, já que avalia a totalidade dos sistemas de gestão da qualidade, em diferentes setores econômicos. “No entanto, vale destacar que as organizações buscam a certificação por motivos relevantes, como: exigência do cliente, mercado ou ainda, estratégia da alta direção”.

Além dos motivos citados pela especialista, a empresa que estiver em conformidade com a versão nacional da ISO 9001 (ABNT NBR), demonstra que criou processos de gerenciamento para oferecer o melhor nível de qualificação nos produtos, serviços e qualidades prestadas ao consumidor.

Como uma empresa pode obter a ISO 9001?

A docente do Senac EAD explica que para receber o certificado, é necessário implementar alguns requisitos normativos, como por exemplo: qualificação dos funcionários, criação e cumprimento de uma documentação padrão, e ainda, realizar uma auditória interna criteriosa. “Esses profissionais serão responsáveis por avaliar e diagnosticar os procedimentos desenvolvidos, identificar e gerenciar os pontos de melhoria, para então, ser contratada uma empresa de avaliação externa”, pontua.

A educadora reforça que o mapeamento dos processos de uma organização são a receita do sucesso para conquistar a tão desejada certificação. Por isso, estabelece uma trilha de aprendizado, a ser seguida:
 
  • Integração da Equipe de Gestão
  • Equalização de sistemas
  • Treinamentos
  • Monitoramento de Resultados (indicadores)
  • Busca da Melhoria Contínua (aumento das metas)

Outro ponto apontado por Rochele é a praticidade de usar a metodologia PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir). Do mesmo modo, a educadora revela que equipes multidisciplinares são mais eficientes e análises críticas devem ser aproveitadas para criação de insights sobre melhorias.

Nesse sentido, a especialista esclarece que o Técnico em Qualidade tem um papel muito importante no processo de certificação: “o profissional reunirá conhecimentos dos principais requisitos normativos e as ferramentas de qualidade necessárias, para melhoria contínua do sistema de gestão”, esclarece.

Por fim, a docente do Senac EAD pontua que a gestão da qualidade é fundamental para a eficiência gerencial dos negócios. Portanto, a melhor maneira de colocar essas melhorias em evidência é com a certificação ISO 9001.

“É importante acrescentar que as empresas certificadas planejam as suas mudanças, analisam riscos e oportunidades, tomam ações para prevenir e corrigir falhas, observam a causa raiz dos problemas e estabelecem competência para cada função”, conclui.

Portanto, se você tem interesse em investir nessa carreira, avalie instituições de credibilidade como o Senac EAD. Ao todo, já foram formados mais de 70 mil alunos em cursos técnicos, que ao concluírem a qualificação e apresentarem o diploma do ensino médio, receberam o diploma de Técnico – Nível Médio, com validade nacional.

Conheça outras opções no site da instituição. As inscrições para a próxima turma já estão abertas, por isso aproveite e confirme sua participação.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!