09/05/2024 às 16h53min - Atualizada em 11/05/2024 às 00h02min

Documentário Lugar de Escuta tem lançamento em São Paulo dia 15 de maio, no Sesc Pinheiros

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
divulgação


O Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 - São Paulo) recebe no dia 15 de maio, às 19h, o lançamento do documentário Lugar de Escuta. A exibição será seguida de bate-papo com a produção e participantes, e terá a mediação da psicóloga Thais Fonseca de Andrade. O filme média-metragem leva para o registro audiovisual um pouco da história e da experiência do projeto homônimo, que realiza rodas de conversa entre homens, abordando temáticas diversas do universo masculino e suas interações com a sociedade de forma geral. O documentário é patrocinado pela Galvani. Proposto pelo cineasta Alex Vissoto, o filme é realizado pelo Ministério da Cultura e tem coprodução da Nave Mãe Filmes, da Veedro Films e da Girassol Caminhos Criativos, responsável também pela produção executiva.

Com pouco mais de 60 minutos, a produção é centrada nas conversas e trocas entre os homens que participam - ou participaram - dos encontros do projeto Lugar de Escuta, em narrativas de compartilhamento de experiências de vida, desafios, conquistas e conflitos. O eixo do filme é a condução das rodas de conversa por Fausto Neto - idealizador do Lugar de Escuta -, em torno do qual gravitam outros diálogos entre os homens e suas filhas, companheiras e amigos. A direção é de Julian Busquets Moura, da Veedro Films.

A conexão da direção com Fausto Neto foi crucial para definir o tom do documentário, conforme explica Julian Busquets Moura. “A partir dessa conexão, criamos um ambiente seguro para que os participantes compartilhassem suas experiências de forma autêntica, livre e sem julgamentos. Isso resultou em momentos mais genuínos. A ideia também foi desafiar as noções tradicionais de espaços masculinos e explorar interseções entre papéis de gênero e expectativas sociais. Essas escolhas nos permitiram capturar momentos autênticos e instigantes”, destaca Moura.

O diretor foi convidado pelo cineasta Alex Vissoto, diretor da Nave Mãe Filmes e proponente do projeto. “Um dos temas anotados em meu caderno de ideias era a questão de ser homem em tempos contemporâneos. Quando conheci e compreendi a proposta do projeto Lugar de Escuta, percebi ali uma oportunidade de materializar esse anseio”, conta Vissoto. Também estavam na equipe Douglas Ferreira, na direção de fotografia, e Vitor Zafer na composição da trilha original.

“O objetivo principal do Lugar de Escuta é expandir a discussão sobre masculinidades e mostrar histórias reais sobre homens em suas relações afetivas familiares e sociais. O filme, assim como nas rodas de conversa, aborda questões cruciais como paternagem, saúde mental e racismo, entre vários outros temas. É uma oportunidade de promover reflexão, sensibilização e transformação pessoal e social”, ressalta Fausto Neto.

Motivação e desafios
Para o cineasta Alex Vissoto, o debate em torno das masculinidades é uma oportunidade de crescimento e entendimento mútuo. “É um diálogo que promove não somente reflexão profunda sobre os padrões culturais arraigados, como abre caminho para novas definições de masculinidades, baseadas na empatia, na vulnerabilidade e no respeito", afirma.

Por sua vez, Fausto Neto centra sua expectativa na sensibilização dos homens que assistirão a “Lugar de Escuta”. “Espero que se torne um instrumento de transformação social, emocional e educacional, desconstruindo padrões tóxicos de masculinidade”, completa.

O diretor Julian Busquets Moura, que soube que seria pai logo no início das conversas sobre o projeto, viveu uma experiência particularmente especial ao estar à frente do documentário. “Foi um processo emocionante a perspectiva de trazer uma nova vida ao mundo e trabalhar em um projeto tão relevante. Descobrir temas como paternagem e saúde mental materna reforçou minha convicção de que estava trabalhando no projeto certo, no momento certo”, lembra o diretor.

Pelo Brasil
Além deste lançamento em São Paulo, o documentário foi apresentado em Ribeirão Preto, cidade onde o projeto Lugar de Escuta nasceu e onde as rodas de conversa são realizadas; e será lançado no dia 7 de maio, em Irecê, na Bahia, onde Fausto Neto realizou uma série de encontros do Lugar de Escuta e alguns trechos do documentário foram gravados. “Especialmente no caso de Irecê, identificamos a oportunidade de levar a temática do filme para lugares diferentes, como o Nordeste do país, atendendo à premissa de democratização de acesso cultural que norteia a lei de incentivo fiscal”, explica a produtora executiva Andressa Sirino, da Girassol Caminhos Criativos.

“O documentário Lugar de Escuta tem um papel importante na promoção de debates sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social. Para a Galvani, apoiar a realização desta iniciativa é também contribuir com a transformação da sociedade, abordando pautas essenciais de serem discutidas, como a atenção à saúde mental e a importância da equidade de gênero", afirma Sylvia Tabarin, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Galvani.
O lançamento no Sesc Pinheiros será presencial, com espaço para bate-papo com o público ao final da exibição. Após esse evento, o documentário “Lugar de Escuta” será disponibilizado de forma aberta na plataforma YouTube no canal @lugardeescuta.


SERVIÇO
Evento: Lançamento do documentário “Lugar de Escuta” - exibição e bate-papo 

Mediação: Thais Fonseca de Andrade - psicóloga clínica e psicanalista em formação pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica e Mestre em Ciências, ambos pela USP. Autora de capítulo de livros e outras publicações. Experiência no atendimento às mulheres vítimas de violência.
Data e hora: 15 de maio (quarta-feira) | 19h
Local: Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros
Acesso: gratuito


FONTES
FAUSTO NETO: idealizador do projeto Lugar de Escuta, enfermeiro, professor em cursos técnicos e de graduação na área da Saúde, mestre em Saúde Coletiva

ALEX VISSOTO: cineasta, professor, arte-educador, diretor da Nave Mãe Filmes 

JULIAN BUSQUETS MOURA: diretor do documentário Lugar de Escuta

ANDRESSA SIRINO: produtora executiva da Girassol Caminhos Criativos

THAIS FONSECA DE ANDRADE: psicóloga clínica e psicanalista em formação e mediadora do bate-papo


SAIBA MAIS
Site projeto Lugar de Escuta: https://lugardeescuta.com.br/
Instagram: @lugardeescuta.br | @girassolcaminhos | @navemaefilmes
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=6iqWGj3rEDg
Making of Lugar de escuta: 
https://youtu.be/Hfim_kY_5uU?si=QIWPoQFDf1UT_P78
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!