20/06/2024 às 09h02min - Atualizada em 21/06/2024 às 00h00min

Carvão ativado é importante aliado em casos de intoxicações alimentares em cães e gatos

GRAZIELE OLIVEIRA
FREEPIK


  • Mais de 30% das emergências veterinárias no Brasil estão relacionadas à ingestão de alimentos tóxicos
  • Em 2023, houve mais de 15 mil casos de intoxicação alimentar em pets
Casos de intoxicação alimentar de animais de estimação têm preocupado cada vez mais os tutores no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), mais de 30% das emergências veterinárias registradas no país estão relacionadas à ingestão acidental de alimentos tóxicos por cães e gatos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), a rápida intervenção é fundamental para o sucesso do tratamento em casos de intoxicação alimentar. “Os casos mais comuns incluem consumo de chocolate, uvas, cebola e produtos adoçados com xilitol, todos reconhecidos por seus efeitos adversos nos pets. Os sintomas variam de vômitos e diarreia a convulsões e insuficiência renal aguda”, explica a Analista de Marketing Julia Bogik, da Pearson Saúde Animal.
Para Julia, a administração rápida de substâncias absorventes pode ser determinante para a recuperação saudável dos animais. “Em casos de intoxicação, podemos usar carvão ativado e outros agentes para reduzir a absorção das toxinas pelo organismo do pet, proporcionando uma desintoxicação imediata e eficaz. Além disso, os tutores precisam ficar atentos à ingestão desses alimentos e, caso aconteça algum incidente, um médico-veterinário deve ser procurado o quanto antes.”
Segundo dados do Sistema de Informação Toxicológica do CFMV, em 2023 foram registrados mais de 15 mil casos de intoxicação alimentar em cães e gatos no Brasil. “Quando se trata de emergências por intoxicação em cães e gatos, Coalvet, da Pearson Saúde Animal, é uma solução eficaz e fácil de administrar, mas que deve estar aliada ao atendimento médico de urgência”, relata Bogik.
Coalvet é formulado com carvão ativado em pasta, facilitando sua aplicação oral imediata, o que agiliza a absorção de toxinas pelo trato gastrointestinal dos animais. Este suplemento mineral é inodoro e insípido, promovendo o equilíbrio da produção de gases e do odor das fezes dos pets, contribuindo para tratamento mais confortável e menos invasivo.
Sobre a Pearson
A Pearson Saúde Animal, que pertencente ao Grupo Eurofarma, tem mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2022, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
[email protected]

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!