20/03/2023 às 21h39min - Atualizada em 21/03/2023 às 00h01min

Trabalhadores paraguaios são resgatados de trabalho análogo ao escravo

Dezenove trabalhadores paraguaios em situação análoga à escravidão foram resgatados nesta segunda-feira (20) de uma fábrica clandestina de cigarros falsificados em Duque de Caxias, na baixada fluminense.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/justica/audio/2023-03/trabalhadores-paraguaios-sao-resgatados-de-trabalho-analogo-ao-escravo











Dezenove trabalhadores paraguaios em situação análoga à escravidão foram resgatados nesta segunda-feira (20) de uma fábrica clandestina de cigarros falsificados em Duque de Caxias, na baixada fluminense.



Segundo a Polícia Federal, que realizou a Operação Libertatis, o local possuía grande capacidade de produção, sendo responsável pela distribuição dos cigarros em todo o estado do Rio de Janeiro.



Os trabalhadores não recebiam qualquer remuneração pelos serviços prestados, tinham a liberdade de locomoção restrita e ainda eram forçados a trabalhar sem equipamentos de proteção.



Os estrangeiros estavam alojados na própria fábrica e trabalhavam em jornada excessiva: 12 horas por dia, sete dias por semana, em dois turnos - inclusive de madrugada - e sem descanso semanal.



Além disso, de acordo com a PF, os paraguaios se encontravam em local sem as mínimas condições de higiene, convivendo com animais, esgoto a céu aberto e com os próprios resíduos da produção dos cigarros.



Os trabalhadores resgatados afirmaram que foram trazidos do Paraguai com os olhos vendados, mediante a promessa de que iriam trabalhar na produção de roupas.



O Ministério Publico do Trabalho no Rio de Janeiro foi procurado sobre o encaminhamento do caso, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.


Justiça Rio de Janeiro 20/03/2023 - 21:39 Roberto Piza / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional Trabalho Escravo Trabalho Análogo ao Escravo fábrica de cigarros duque de caxias segunda-feira, 20 Março, 2023 - 21:39 1:27

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/justica/audio/2023-03/trabalhadores-paraguaios-sao-resgatados-de-trabalho-analogo-ao-escravo
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!