20/03/2023 às 21h31min - Atualizada em 21/03/2023 às 00h01min

Acervo da coleção Nosso Sagrado será ampliado

A coleção Nosso Sagrado reúne objetos de religiões de matriz africana, apreendidos entre 1889 a 1946 pela polícia fluminense. Um convênio de cooperação técnica deve incluir mais de 300 inquéritos policiais à coleção.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-03/acervo-da-colecao-nosso-sagrado-sera-ampliado











Um convênio entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Defensoria Publica da União e o Museu da República, no Rio de Janeiro, vai ampliar o material de pesquisa da Coleção Nosso Sagrado, que atualmente é formada por mais de 500 objetos de religiões de matriz africana, apreendidos entre 1889 a 1946 pela polícia fluminense.



O acervo está desde 2020 sob a guarda do Museu da República, em uma Gestão Compartilhada com lideranças religiosas. 



O Ministro Silvio Almeida esteve no Museu para assinar o acordo e visitou a Coleção. Almeida afirmou que a ação é um ponto de partida no caminho da reparação histórica para que não se tolere mais qualquer tipo de violência contra as religiões de matriz africana.



O diretor do Museu da República, Mário Chagas, explicou que o acordo de cooperação técnica inclui estudar mais de 300 inquéritos policiais que se referem à coleção.



Chagas também anunciou a alteração oficial do nome da coleção pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



Mãe Meninazinha de Oxum, do Ilê Omolu Oxum, tradicional casa de axé do município de São João do Meriti, na região metropolitana do Rio, destacou que o caminho da reparação é longo, mas que é possível avançar por ele.



Na ocasião também foi lançado o catálogo impresso “Moda de Terreiro”.  Com coordenação de Mãe Meninazinha de Oxum, a publicação traz fotografias das roupas sagradas confeccionadas por mulheres integrantes do Ateliê Obinrim Odara, que também faz parte da casa de axé.



A publicação, com 40 páginas e tiragem de mil exemplares, tem as próprias mães, filhas e filhos de santo do terreiro com modelos.



A versão digital do catálogo “Moda de Terreiro” pode ser encontrado no site ileomolueoxum.org e as criações podem ser encomendadas pela página do Instagram @atelierobinrimodara.


Cultura Rio de Janeiro 20/03/2023 - 21:31 Roberto Piza / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional Nosso Sagrado religiões Matriz Africana moda de terreiro segunda-feira, 20 Março, 2023 - 21:31 3:15

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-03/acervo-da-colecao-nosso-sagrado-sera-ampliado
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!