20/03/2023 às 18h22min - Atualizada em 21/03/2023 às 00h01min

Estudo mostra a necessidade da dose de reforço contra a covid-19

De acordo com a pesquisa, após a infecção, o sistema imunológico dos pacientes saudáveis e com idade de até de 40 anos se assemelha ao de pessoas com obesidade, diabetes e idosas. Esquema vacinal completo ajuda na recuperação.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2023-03/estudo-mostra-necessidade-da-dose-de-reforco-contra-covid-19











Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e portugueses indica a necessidade da dose de reforço contra a covid-19 para pessoas com menos de 40 anos. A pesquisa da Universidade Estadual Paulista analisou a resposta das células de defesa de indivíduos com o coronavírus entre 30 e 180 dias após a infecção.


Foi possível perceber que, após a infecção, o sistema imunológico dos pacientes teoricamente saudáveis e com idade de até de 40 anos se assemelha a células de pessoas com obesidade, diabetes e idosas. 



O professor Fabio Santos de Lira, coordenador do projeto nomeado de FIT-Covid, conta que a vacina pode ajudar na recuperação dessas células. 



“A vacinação, o reforço é muito importante a gente frisar que o que sabemos é: após o esquema vacinal completo o sistema nervoso autonômico se restabeleceu. Então toda estratégia que visa amenizar os impactos desse vírus é muito bem vista, então é de suma importância mais atenção e se for algo viável, sim, essas pessoas, elas devem tomar doses de reforço como os idosos.”



É o sistema nervoso simpático o responsável por controlar a pressão arterial, frequência cardíaca e outras funções do corpo que não são conscientes. O pesquisador Fábio Santos explica por que o comprometimento desse sistema após a infecção por covid-19 é preocupante.



 “Esse descontrole do sistema nervoso autônomo, pode sim levar a quadros de comprometimento ali do sistema cardiovascular, ter uma arritmia, ter uma hipertensão arterial, ter algumas complicações por conta da infecção inicial pela covid.”



O estudo com o monitoramento dos pacientes está em andamento e agora pretende descobrir se a normalização do sistema nervoso, após a vacinação dos pacientes, irá se manter ou regredir.



* Com supervisão de Bianca Paiva.


Saúde Brasília 20/03/2023 - 18:22 Bianca Paiva / Alessandra Esteves Eduardo Cupertino - Estagiário Rádio Nacional * covid-19 vacina reforço Recuperação segunda-feira, 20 Março, 2023 - 18:22 2:17

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2023-03/estudo-mostra-necessidade-da-dose-de-reforco-contra-covid-19
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!