20/03/2023 às 18h14min - Atualizada em 21/03/2023 às 00h03min

iPhone 15: todas as mudanças que podem chegar no smartphone da Apple

iPhone 15 deve ter câmeras melhoradas, novos botões e conector USB-C em vez de Lightning; descubra o que foi vazado do smartphone da Apple e quando será o lançamento

Tecnoblog
https://tecnoblog.net/noticias/2023/03/20/iphone-15-todas-as-mudancas-que-podem-chegar-no-smartphone-da-apple/


O iPhone 15 ainda não foi oficialmente apresentado, mas graças aos vazamentos é possível ter ideia de como será a próxima linha de smartphones da Apple. As informações divulgadas até agora mostram que a Dynamic Island chegará a todos os modelos, câmeras com melhorias em ambientes escuros e a polêmica substituição do conector Lightning, que finalmente cederá seu lugar ao USB-C.

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

As mudanças no design do iPhone 15

O iPhone 15 deve ter algumas mudanças no design em relação aos modelos anteriores. Além do novo conector, as renderizações que vazaram mostram que a Dynamic Island estará disponível em todos os modelos do smartphone da Apple — diferentemente do iPhone 14, onde o recurso existe apenas na linha Pro.

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dynamic Island deve chegar em toda a linha iPhone 15, incluindo modelos não-Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O formato também terá mudanças: vazamentos sugerem que o iPhone 15 Pro terá bordas das telas ainda menores, como nos Apple Watches de última geração. O tamanho do display será o mesmo, mas espere que as molduras sejam levemente arredondadas — o terror para quem utiliza película protetiva.

Espere também mudanças nos botões: segundo os vazamentos, a tradicional trava do modo silencioso será substituída por um botão convencional no iPhone 15 Pro. Além disso, as teclas de aumentar e diminuir volume devem se transformar em uma só. Nada deve mudar para o iPhone 15 e iPhone 15 Plus, que continuam com os botões tradicionais nos renders que vazaram.

Renderização iPhone 15 Pro com novos botões (Imagem: Reprodução/AppleShrimpPro)

Renderização iPhone 15 Pro com novos botões (Imagem: Reprodução/AppleShrimpPro)

Renderização iPhone 15 Pro com novos botões (Imagem: Reprodução/AppleShrimpPro)

Em relação às bordas do corpo do smartphone, a Apple pode surpreender com o material utilizado. Os vazamentos sugerem que o iPhone 15 utilizará titânio no lugar do alumínio e aço inoxidável. Isso tornaria o gadget mais resistente a arranhões e impactos.

As novas câmeras do iPhone 15

Com tanta concorrência entre diferentes fabricantes, a competição pela melhor foto de smartphone é bem acirrada. A Apple irá apresentar melhorias nas câmeras do iPhone 15, e a fabricante deve incorporar um novo sensor da Sony que promete fotos melhores em ambientes escuros.

Sai o cabo Lightning, entra o USB-C

Uma das principais mudanças do iPhone 15 está relacionada ao conector de carregamento. Os vazamentos sugerem que a Apple deixará a porta Lightning em favor do USB-C, padrão que já é utilizado pela maioria dos smartphones com Android.

A troca do carregador é aguardada faz tempo, especialmente considerando que o conector USB-C já está presente nos iPads e Macs. Mas não é esse o motivo para a mudança: na verdade, a Apple precisa cumprir uma decisão da União Europeia que padronizou a entrada USB-C para os dispositivos comercializados na região.

Renderização do iPhone 15 e 15 Pro com conector USB-C (Imagem: Divulgação/9to5Mac)

Renderização do iPhone 15 e 15 Pro com conector USB-C (Imagem: Divulgação/9to5Mac)

Renderização do iPhone 15 e 15 Pro com conector USB-C (Imagem: Divulgação/9to5Mac)

Mesmo tendo adotado o USB-C em outros dispositivos, a gigante de Cupertino não queria se livrar do Lightning. Durante discussões com a União Europeia em 2020, a Apple se manifestou contra a padronização dos carregadores, alegando que isso limitaria a capacidade de inovação no setor.

Por sinal, a discussão sobre a unificação de conectores não acontece apenas na Europa. No Brasil, a Anatel abriu uma consulta pública sobre a obrigatoriedade do USB-C como padrão para carregamento de celulares. Um grupo de senadores dos Estados Unidos também batalha pelo plugue universal.

Cabos Lightning (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Cabos Lightning (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Prepare o seu adeus ao cabo Lightning (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

O USB-C também poderá ter diferenciais entre modelos. Um rumor aponta que iPhones da linha Pro (ou seria Ultra?) teriam conexão Thunderbolt 3 ou USB 3.2, com velocidades de transferência de até 40 Gb/s, enquanto o iPhone 15 convencional ficaria limitado a 480 Mb/s do USB 2.0 e do conector Lightning.

USB-C do iPhone pode limitar cabos não-homologados pela Apple

Uma das maiores vantagens de um padrão de carregadores é que você pode utilizar qualquer cabo, certo? A chegada do USB-C no iPhone é um passo para isso, mas parece que a Apple não quer facilitar tanto assim.

Rumores indicam que os iPhones com porta USB-C identifiquem cabos que não tenham certificação MFi (Made For iPhone), como já acontece no Lightning. Ainda não sabemos as consequências de utilizar cabos de outras fabricantes, mas é possível que a Apple limite a velocidade de carregamento e transmissão.

USB-C (imagem: Ajay Suresh/Flickr)

USB-C (imagem: Ajay Suresh/Flickr)

Apple pode dificultar utilização de cabos USB-C sem certificação (imagem: Ajay Suresh/Flickr)

Manter o programa de certificação pode ser importante para as finanças da Apple. O selo MFi é uma fonte de renda da empresa, e as fabricantes de acessórios precisam pagar uma taxa por cada conector homologado.

Se a limitação realmente acontecer, será um grande bola fora da Apple. A maçã já utiliza o conector USB-C em dispositivos como Mac e iPad, sem qualquer tipo de discriminação contra cabos de outras fabricantes. Também fica a dúvida sobre a compatibilidade de cabos USB-C antigos que foram fabricados pela própria Apple, já que eles não têm chips para certificação.

Quando o iPhone 15 será lançado?

O iPhone 15 deve ser anunciado em setembro de 2023. A Apple ainda não divulgou qual a data exata, mas a empresa costuma fazer um tradicional evento de lançamento na primeira quinzena do mês. Os funcionários da Apple Store já foram informados sobre o período onde não será possível tirar férias.

Apple Park

Apple Park

Apple irá anunciar iPhone 15 em setembro de 2023 (Imagem: Divulgação)

Em relação às vendas do iPhone 15 no Brasil, será preciso aguardar um pouco mais, pois os smartphones Apple costumam chegar ao varejo nacional no mês de outubro. A Apple costuma comercializar os lançamentos de iPhone primeiro nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Oceania e alguns países asiáticos.

iPhone 15: todas as mudanças que podem chegar no smartphone da Apple


Tecnoblog



Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2023/03/20/iphone-15-todas-as-mudancas-que-podem-chegar-no-smartphone-da-apple/
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!