15/03/2023 às 10h38min - Atualizada em 21/03/2023 às 04h00min

Especialista fala sobre cuidados para investir dinheiro e fugir de fraude

Pesquisar é fundalmental

SALA DA NOTÍCIA Tuddo Assessoria

Divulgação
Ter estabilidade financeira é o objetivo de muitas pessoas. E, além disso, possuir capital guardado e rendendo, independentemente do valor, é essencial nos dias de hoje.

Para isso, além de uma boa educação financeira, é necessário buscar profissionais capacitados e empresas especializadas para que o investidor não caia em golpes e acabe tendo perdas.


Formado em economia e com mais de dez anos de experiência no mercado, o assessor de investimento e líder da Miura Investimentos do Rio de Janeiro, Luiz Clemente, fala sobre os cuidados que se deve ter na hora de investir.

“Primeiramente, o interessado precisa fazer uma busca no site da Comissão de Valores Mobiliários ou CVM como também é conhecida para verificar sobre a empresa escolhida. A supervisão aplicada por esse órgão é rígida e o site é o principal balizador sobre a saúde financeira da empresa e da seriedade dela no mercado. Também tem os sites das corretoras, como a BTG Pactual, na qual ele pode pesquisar os escritórios vinculados mais próximos e, caso queira uma conversa, pode se dirigir ao local”.

Traçar o perfil do cliente é fundamental também para saber quais caminhos seguir, já que há um leque de opções.

“Tudo depende do serviço que ele busca. Tem crescido essa busca pelas empresas como a Miura justamente porque o assessor de investimentos é capacitado a oferecer as melhores opções, após estudar os objetivos do cliente e entender o tamanho do patrimônio de uma maneira geral”, detalha Luiz, que também fala sobre os cuidados que se deve ter para evitar as fraudes.

“É muito comum que esses golpes, como a de pirâmides financeiras, sejam atrativos pela rentabilidade. Quando se vê uma rentabilidade muito fora da média do mercado ou se durante uma conversa com o assessor, ele prometer e garantir uma rentabilidade, é bom desconfiar e fugir. O principal conselho para evitar fraudes é consultar os antecedentes da empresa, saber ela é legislada pela CVM e tem supervisão dos órgãos regulam o mercado. É o principal caminho”, completa.

De acordo com dados da Bolsa de Valores (B3) divulgados em novembro de 2022, o número de investidores pessoa física com ativos em renda variável cresceu 35% entre o 3º trimestre de 2021 e mesmo período em 2022. A marca passou de mais de 3 milhões para 4,6 milhões.
Entre o segundo e terceiros trimestres do ano passado houve crescimento de 200 mil investidores.

Os produtos de renda fixa tiveram grande busca, passando de 9,6 milhões para 12,6 milhões. Já o Tesouro Direto soma 2,1 milhões de CPF, um alta de 25% com relação ao terceiro trimestre de 2021.
Ou seja, com tanto procura por investimentos, todo cuidado é fundamental para buscar o caminho certo.

Sobre Luiz Clemente:
Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro passando por corretoras como Ágora Investimentos onde atuou como head do B2B e XP quando fundou a Ática Invest AAI.
Certificado Ancord, no Programa de Qualificação Operacional (BM&F Bovespa) e CPA-20 (Anbima). Sócio da Miura Investimentos, atua atualmente como Líder do escritório do Rio de Janeiro.
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!