21/03/2023 às 20h40min - Atualizada em 22/03/2023 às 00h01min

Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo termina nesta terça (21)

A campanha que está na sua sétima edição contou com mais de 350 atividades entre debates, rodas de conversas, oficinas, shows, em várias partes do país e também fora do Brasil. Este ano, tiveram duas atividades inscritas no Reino Unido.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2023-03/campanha-21-dias-de-ativismo-contra-o-racismo-termina-nesta-terca-21











É preciso implementar as leis com políticas antirracistas e de reparação. É o que cobra Luciene Lacerda, ativista do movimento de mulheres negras e criadora da Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, que terminou nesta terça-feira (21), Dia Internacional contra a Discriminação Racial e  Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.



Luciene Lacerda afirma que não basta aprovar leis, é preciso colocar todos os esforços para que elas se concretizem como políticas de fato.



A campanha que está na sua sétima edição contou com mais de 350 atividades entre debates, rodas de conversas, oficinas, shows, em várias partes do país e também fora do Brasil. Este ano, tiveram duas atividades inscritas no Reino Unido.



Luciene Lacerda explica que as temáticas dos encontros abordam as injustiças do racismo estrutural no país e cobram políticas efetivas de combate.



A campanha foi encerrada com um roteiro na Pequena África, no Rio de Janeiro. A região ficou assim conhecida por abrigar vários marcos históricos do período escravagista na cidade, entre eles o Cais do Valongo, considerado o principal porto de entrada de milhares de africanos escravizados no Brasil e nas Américas.



O Cais foi desativado em 1831 e redescoberto em 2011 durante obras de revitalização da região. Em 2017, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social,  prometeu ainda neste mês apresentar um projeto de revitalização para preservar o local. A região também deve ganhar um museu sobre a diáspora africana, a ser construído pelo Ministério da Igualdade Racial, com recursos do banco.

Direitos Humanos Rio de Janeiro 21/03/2023 - 20:40 Raquel Mariano / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo BNDES Pequena África terça-feira, 21 Março, 2023 - 20:40 3:47

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2023-03/campanha-21-dias-de-ativismo-contra-o-racismo-termina-nesta-terca-21
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!