22/03/2023 às 16h46min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h01min

Fernando de Noronha será gerida pelo governo federal e por Pernambuco

A disputa pelo arquipélago é antiga. Agora, será criado um grupo com representantes do governo estadual e federal para gerenciar o local.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2023-03/fernando-de-noronha-sera-gerida-pelo-governo-federal-e-por-pernambuco











Acabou a disputa sobre quem deve comandar a gestão de Fernando de Noronha. Foi homologado nesta quarta-feira (22) um acordo de gestão compartilhada entre a União e o governo de Pernambuco sobre o arquipélago. 



Agora, será criado um grupo com representantes do governo de Pernambuco e do governo federal para gerenciar o local, que é patrimônio natural mundial desde 2001.



O acordo encerra uma longa disputa judicial que estava no Supremo Tribunal Federal, como destacou o ministro do STF, Ricardo Lewandoswki.



O novo modelo de gestão prevê controle de turistas e regras para combater construções irregulares em Fernando de Noronha. O advogado geral de União, Jorge Messias, acredita que o acordo vai permitir que o local seja mais preservado.



A disputa por Fernando de Noronha é antiga. Desde o descobrimento, o arquipélago pertencia a Pernambuco. Já nos anos entre 1942 e 1988, foi considerado um território federal. Depois da Constituição, voltou ao domínio do governo estadual. E em 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro, a União entrou com uma ação no STF pedindo que o arquipélago voltasse a ser federal.


Política Brasília 22/03/2023 - 16:46 Radioagência Nacional / Guilherme Strozi Jacson Segundo - Repórter da Rádio Nacional Fernando de Noronha Gestão Pernambuco quarta-feira, 22 Março, 2023 - 16:46 117:00

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2023-03/fernando-de-noronha-sera-gerida-pelo-governo-federal-e-por-pernambuco
Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!