30/06/2023 às 10h36min - Atualizada em 03/07/2023 às 00h02min

Rinite alérgica: cuidados redobrados com a limpeza dos brinquedos das crianças

Especialista dá dicas sobre os cuidados necessários na hora da higiene e como evitar crises da doença

SALA DA NOTÍCIA Dariane Carvalho Campos

Foto de Andrea Piacquadio

O inverno já chegou trazendo com ele temperaturas mais amenas, baixa umidade do ar e mudanças bruscas no clima, que favorecem o surgimento de doenças respiratórias. 

A mais comum nesta época do ano é a rinite alérgica. Com a queda da temperatura, temos a tendência de ficar em ambientes mais fechados e pouco ventilados, o que acaba aumentando a proliferação de micro-organismos, como fungos, bactérias, vírus e até mesmo os ácaros.

Por conta do clima, costumamos ficar em ambientes mais fechados, o que favorece o acúmulo de poeira e ácaros que no tempo frio estão presentes em maior concentração no ar.

O resultado é nariz trancado, muitos espirros e coriza. E quem mais sofre com essa situação são as crianças. Segundo a médica otorrinolaringologista, Lina Ana Hirsch, para amenizar esses transtornos, é importante seguir alguns cuidados. "Precisamos manter os ambientes ventilados sempre que possível, higienizar as mãos com frequência, e, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou um lenço sempre que for espirrar ou tossir. Evitar aglomerações,  e manter os pequenos sempre hidratados".

Além disso, os pais também devem ficar atentos à higiene dos brinquedos. "Os brinquedos e bichinhos de pelúcia podem acumular poeira, formada por ácaros, além de ser um meio de propagação de microorganismos, por isso é fundamental higienizá-los. Essa limpeza deve ser feita a cada 6 meses ou sempre que necessário, dependendo do estado do brinquedo", salienta a médica. 

Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre os cuidados que devem ser tomados.

1. Cuidados gerais: Comece higienizando com um pano úmido os espaços onde os brinquedos ficam guardados e onde as crianças costumam brincar. Os brinquedos devem ser higienizados a cada 15 dias, levando em consideração que cada tipo de material merece um cuidado diferente.

2. Brinquedos de plástico ou borracha: nesses casos a dica é colocar os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente, e em seguida lavar com uma esponja para retirar a sujeira;

3. Brinquedos com EVA: a dica é limpar com um pano umedecido em água ou álcool 70%. Após essa etapa, deixe secar bem, de preferência ao sol, para evitar manchas e fungos;

4. Brinquedos de pelúcias: no caso dos urso de pelúcias o ideal é que a limpeza do dia-a-dia seja feita com pano úmido. É importante secá-los completamente após a lavagem, pois se ficarem úmidos, podem proliferar mofo e aumentar a quantidade de ácaros. Se for guardar o brinquedo, coloque em sacos plásticos à vácuo, evitando assim a entrada de umidade e mofo. 

Alerta importante aos pais! 

Um ponto importante quanto as pelúcias, é ficar atento às etiquetas anexadas em cada bichinho, pois elas dão orientações de como lavar, que produtos podem ser utilizados e como secar da forma correta. 

Além disso, é preciso ficar atento e adquirir produtos originais, em lojas ou sites autorizados. Infelizmente a venda ilegal de brinquedos em redes sociais ou sites sem procedência crescem a cada dia, colocando em risco a segurança dos usuários, pois não seguem um padrão de cuidados e certificações de qualidade.

De acordo com Alexandre Martins, Gerente de Marketing e Novos Projetos do Grupo BR Machine, empresa que hoje é líder nacional no ramo de gruas de captura e pelúcias, com mais de 14 anos de experiência, os pais devem priorizar pela segurança e qualidade dos brinquedos na hora da compra. No caso da empresa, os investimentos em segurança começam ainda na etapa de escolha das pelúcias, processamento e embalagem, até chegar nos estabelecimentos ou lojas on-line onde serão disponibilizadas à população.

“A nossa preocupação está em oferecer uma experiência divertida, mas principalmente segura ao consumidor. Por isso, cada pelúcia colocada dentro dos equipamentos ou vendidas no nosso e-commerce recebe o selo de certificação do INMETRO, ou seja, o cliente que capturar, leva para casa uma pelúcia que, além de bonita, é perfeita, original e segura.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!