05/07/2023 às 13h26min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h02min

Últimos dias! Retrospectiva “Geraldo Sarno” no CCBB São Paulo vai até a próxima segunda (9)

Fica em cartaz até o próximo dia 9 de julho (segunda), no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Rua Alvares Penteado, 112 – Centro), a retrospectiva inédita de um dos mais respeitados diretores e roteiristas do país, Geraldo Sarno (1938-2022).

SALA DA NOTÍCIA ATTi Comunicação

Fica em cartaz até o próximo dia 9 de julho (segunda), no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Rua Alvares Penteado, 112 – Centro), a retrospectiva inédita de um dos mais respeitados diretores e roteiristas do país, Geraldo Sarno (1938-2022).
 
Nestes últimos dias a mostra exibirá filmes como o premiado Sertânia (2018),  obra que projeta a mente febril e delirante de Antão, Semana de Arte Moderna (1972), que aborda o que ficou definitivamente sepultado naqueles sete dias de 1922 e o que permaneceu vivo até hoje, ressaltando o significado de Tarsila do Amaral, Mario de Andrade e Di Cavalcanti; Vitalino/Lampião (1969), sobre a obra do escultor popular Mestre Vitalino, Casa Grande & Senzala (1978), inspirado no livro "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre, entre outros.

 
Com a curadoria de Ewerton Belico e Leonardo Amaral, a mostra celebra a obra deste cultuado diretor, que imprimiu nos seus filmes diversas faces da cultura brasileira, como a religiosidade popular, a literatura de cordel, os santeiros, a memória do cangaço, a migração nordestina e a herança sertaneja.
 
Confira a programação das últimas datas da mostra:
 
05/07 QUARTA
16h30 - Vitalino-Lampião / Herança do Nordeste (Livre)
 
06/07 QUINTA
16h- Os imaginários / Viramundo / Viva Cariri! (Livre)
 
07/07 SEXTA
15h - Dramática popular / Semana de Arte Moderna (Livre)
17h30 - Casa Grande e Senzala/ Deus é um fogo (Livre)
 
08/07 SÁBADO
14h – Sertânia – sessão com acessibilidade (16 anos)
16h30 - Tudo isto me parece um sonho (14 anos)
 
09/07 DOMINGO
14h - Brasil Verdade (12 anos)
17h - Espaço Sagrado / Iaô (16 anos)

Sobre os curadores
 
Leonardo Amaral
Nascido em Divinópolis, Minas Gerais, Leonardo Amaral é doutor, mestre e graduado em Comunicação Social (Cinema) pela UFMG. Curador das mostras Tempos de Kuchar (SESC, 2016), Mostra Escola: Cidade Aberta (Caixa Cultural, 2017), Retrospectiva Helena Solberg (CCBB, 2018), El Camino: Cinema de Viagem da América do Sul (CCBB, 2023) e Retrospectiva Geraldo Sarno (CCBB, 2023). Membro de comissões de seleção dos festivais Festcurtas BH (2010-2013), forumdoc (2015-2017), Semana de Cinema (2016) e Lumiar (2018). Documentarista, diretor e roteirista de um longa-metragem (Semana Santa, 2013) e de diversos curtas exibidos e premiados no Brasil e no exterior. Pesquisador e professor de Cinema, tendo ministrado disciplinas na graduação da UFMG e na Escola Viva de Educação e Cultura, em Belo Horizonte.
 
Ewerton Belico
Roteirista, diretor, educador e programador. Integra a Associação Filmes de Quintal, mantenedora do forumdoc.bh - festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte - do qual é um dos programadores desde 2005. Participou de inúmeros programas de formação audiovisual como educador, com destaque para o ponto de cultura audiovisual Quintal de Cultura - Aglomerado da Serra. Foi ainda codiretor e corroterista do longa-metragem Baixo Centro, vencedor da XXI Mostra de Tiradentes; e dos curta-metragem Vira a Volta que faz o nó e A memória sitiada da noite.
 
Sobre o CCBB SP
 
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.
Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas.
Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
 
SERVIÇO:
Retrospectiva Geraldo Sarno
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 17 de junho a 09 de julho
Ingressos gratuitos: Pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria a preços populares
Classificação indicativa: De Livre a 16 anos, consultar programação.
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas
que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à
esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação,
228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB).
O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento
e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São
Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas
Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da
Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há
também uma parada no metrô República. De 12h até o encerramento das atividades
do CCBB.
twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp
 
bb.com.br/cultura
[email protected]
 


Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!