06/07/2023 às 02h16min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h01min

Descobrindo a Surpresa da Temporada em Diamantina

Na temporada da Vesperata 2023 encontrei o evento em Diamantina que vale o destaque do ano

SALA DA NOTÍCIA Eduardo Santana

Eduardo Santana
Por Eduardo Santana
 
Diamantina, Minas Gerais - Uma cidade que preserva seu passado e encanta com suas tradições. Entre as ruas de pedra e os casarões coloniais, pude aproveitar um fim de semana com muitas atrações e comida boa. Com o clima de montanha, Diamantina é uma cidade turística que me trouxe muitos bons momentos. A outra oportunidade que visitei a cidade me concentrei na ida ao Bibi Biri e nas cachoeiras indo em menos atrações da cidade. Mas dessa vez, quis conhecer os eventos da cidade mais de perto. E para minha surpresa, encontrei uma verdadeira jóia cultural no Teatro Santa Izabel
Ao chegar a Diamantina, cidade famosa por sua rica história e tradições culturais, fui recebido pelo conhecido charme e encanto da atmosfera acolhedora que permeia o local. Durante o fim de semana de Vesperata, evento que atrai visitantes de todas as partes do país, tive a oportunidade de explorar não apenas a música e a cultura local, mas ir em consertos, visitar igrejas, conhecer a casa da Chica e a casa de JK, e também pude vivenciar uma experiência teatral que sem dúvida se destacou entre as demais atrações.
A peça em questão é "10 Minutos de Lucidez", um espetáculo que acontece nos sábados à tarde para não competir com a Vesperata, e que cativou-me desde o momento em que adentrei no lindo Teatro Santa Izabel. Sob a direção impecável de Daniel Alberti e Shay Soares, fui abduzido a uma jornada de encanto e magia, envolvendo-me de uma maneira que nunca experienciei no teatro, com uma história cativante, divertida e emocionante. A combinação perfeita entre atuação, diálogos envolventes, dança e uma trilha sonora arrebatadora fez com que a peça se tornasse para mim o destaque da temporada.
No palco do Teatro Santa Izabel, cada cena ganhava vida de forma única. O casal de atores, com sensibilidade e uma atuação muito cuidadosa, proporcionaram momentos de risos, lágrimas e suspiros, transportando-me para um universo onde o tempo pareceu parar. A estética minimalista e as coreografias surpreendentes adicionaram um toque de magia a cada momento, envolvendo a plateia em uma experiência teatral verdadeiramente especial. Creio que nem todos que assistiam ao espetáculo se deram conta, mas as músicas das coreografias do espetáculo foram especialmente escolhidas pelo grupo, criando uma espécie de dramaturgia das músicas e as coreografias encantam por não ilustrarem a música, mas criarem um verdadeiro diálogo entre o que é dito pelos cantores pop e a movimentação dos atores. Além disso, todas as músicas serem cantadas por homens, fez para mim todo sentido com a narração final do espetáculo (mas não irei contar para não dar ‘spoiler’).
Além da peça, a visita histórica guiada ao Teatro Santa Izabel revelou segredos e curiosidades sobre esse tesouro cultural interessantíssimos. Apesar de curta (em torno de 20 minutos), tive a oportunidade de conhecer detalhes fascinantes sobre a construção do teatro, seus antigos frequentadores e as lendas que envolvem o local. Essa imersão no passado foi a “cereja do bolo”, tornando a experiência ainda mais completa.
Durante a temporada da Vesperata, Diamantina oferece uma gama diversificada de eventos culturais, como concertos, apresentações de dança e exposições de arte. No entanto, "10 Minutos de Lucidez" juntamente com a visita histórica guiada se destacaram para mim como a melhor novidade deste ano, trazendo uma proposta única que encanta tanto os moradores locais quanto os turistas.
A combinação entre a riqueza histórica de Diamantina, a magia do Teatro Santa Izabel e a qualidade artística de "10 Minutos de Lucidez" tornou essa experiência uma verdadeira pérola cultural.
Se você está em busca de uma experiência única, repleta de encanto e surpresas, recomendo fortemente conhecer a peça "10 Minutos de Lucidez" e a visita histórica guiada ao Teatro Santa Izabel em Diamantina. É um verdadeiro presente para os apreciadores da arte, que encontrarão nessa jornada um momento de pura magia e emoção.
Dentre todos os eventos, não posso deixar de citar também o Diamantina em Concerto, uma apresentação de ópera na igreja do Rosário com cantores vestidos com roupas de época. Algumas músicas foram ótimas, mas o que foi mais incrível foram os figurinos e a iluminação que estavam deslumbrantes. 

Serviço:
Evento: Peça "10 Minutos de Lucidez" e visita histórica guiada
Local: Teatro Santa Izabel – Praça Dom Joaquim, 166 – Centro Diamantina-MG
Ingressos: R$ 45
Compra de Ingressos: Online no site – https://forms.gle/s28hECTB3cMnDjUu
Datas e horários das próximas apresentações - Sábados, às 15h30:

Julho: Dias 15 e 29
Agosto: Dias 05, 19 e 26
Setembro: Dias 16 e 30
Outubro: Dias 07 e 21


Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!