23/03/2023 às 22h01min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h01min

Lula assina novo decreto que regulamenta o fomento cultural no país

Segundo o governo, a ação marca a retomada da produção cultural e artística, com investimentos descentralizados, diversidade, transparência, diálogo com a sociedade e democratização do acesso.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-03/lula-assina-novo-decreto-que-regulamenta-o-fomento-cultural-no-pais











Com um ato Pelo Direito à Cultura, no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro, que reuniu artistas, produtores, apoiadores culturais, o presidente Lula assinou o novo decreto que regulamenta o fomento cultural no país.



Segundo o governo, a ação marca a retomada da produção cultural e artística, com investimentos descentralizados, diversidade, transparência, diálogo com a sociedade e democratização do acesso.



O novo decreto, publicado nesta sexta-feira, estabelece regras e procedimentos gerais para os mecanismos de fomento cultural direto, das leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc e Cultura Viva, e também do  fomento indireto, da Lei Rouanet, além de outras políticas públicas.



Em breve discurso, o presidente reforçou que a cultura voltou ao país.



A ministra Margareth Menezes destacou que o decreto amplia as possibilidades de apoio cultural para além dos projetos.



Segundo o governo, a Lei Rouanet injeta na economia criativa cerca de R$ 2 bilhões por ano e é responsável pelo patrocínio anual de cerca de 3.500 ações culturais.



Entre as mudanças do novo decreto está a possibilidade de o Ministério da Cultura atuar junto aos patrocinadores da lei, de forma que as ações sejam realizadas em todo o país e os recursos sejam melhor distribuídos entre as regiões.



A nova regulamentação também vai estimular a realização de ações afirmativas para mulheres, pessoas negras, povos indígenas, comunidades tradicionais, de terreiro e quilombolas e outros grupos minorizados.


Cultura Rio de Janeiro 23/03/2023 - 22:01 Raquel Mariano / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional fomento cultural produção cultural Artística Lula Decreto quinta-feira, 23 Março, 2023 - 22:01 2:47

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-03/lula-assina-novo-decreto-que-regulamenta-o-fomento-cultural-no-pais
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!