07/07/2023 às 11h03min - Atualizada em 08/07/2023 às 00h02min

Manuel Carvalho apresenta a exposição "Tenta a Sorte" na Rodrigo Ratton Galeria, em BH

Com entrada gratuita, mostra acontece a partir deste sábado, 08 de julho

SALA DA NOTÍCIA Redação

A capital mineira recebe uma exposição instigante a partir deste final de semana. A mostra "Tenta a Sorte”, do artista Manuel Carvalho, chama a atenção pela singularidade das obras. Com entrada gratuita, oito quadros poderão ser vistos a partir deste sábado, 08 de julho, na Rodrigo Ratton Galeria (Rua Alagoas, 1314, loja 27c, Shopping 5ª Avenida, Savassi), mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 31 99981-9281.

De acordo com o pintor Manuel Carvalho, a exposição “Tenta a Sorte” partiu da vontade de especular um pouco mais sobre os limites da própria arte. "Todas as oito pinturas foram desenvolvidas em torno de três questões: fé, sorte e o jogo, sendo esse último evidente já no título da exposição. Cinco dessas obras remetem às tabelas de raspadinhas e três possuem símbolos que remetem a fé”, revela o artista.

As imagens que estarão em exposição são reconhecíveis à primeira vista e servem como um convite para o público participar de uma série de jogos com dualidade e sobreposição. Com a aplicação da técnica de moiré, os elementos de cada uma se entrelaçam em relações ambíguas e ambivalentes.

Questionado sobre o que o instiga produzir esse tipo de arte, Manuel Carvalho afirma que é ver as obras prontas, apostar que aquilo que resolveu desenvolver deu certo ou não. “O processo do trabalho no dia a dia do ateliê é o que sempre me motiva”, diz.

Sobre Manuel Carvalho

Nascido em Lavras (1981), vive e trabalha em Belo Horizonte desde 2002. É artista plástico formado pela Escola Guignard e possui título de mestrado pela mesma instituição. Atua principalmente com pintura, e trata de conceitos como tradução e interpretação de imagens fotográficas ou videográficas, produzindo relações entre a construção de sobreposição de camadas pictóricas e grids geometrizados. Atualmente, o artista utiliza da visualidade de suas obras para questionar o lugar da pintura na arte contemporânea.

Manuel Carvalho vem expondo com frequência desde 2006 e participou das residências artísticas, como, Dispositivo Móvel para Ações Compartilhadas no JA.CA, Jardim Canadá, em 2015, e AGORA, na cidade de Bela Crkva, Sérvia, em 2014. Entre as exposições, destacam-se as individuais Memória Não é História, no Centro Cultural Unimed – BH Minas, Belo Horizonte, em 2023; Sussurra para que eu escute, no Paço das Artes, São Paulo, em 2019; Bala de Agulhas, na Galeria Celma Albuquerque, em 2016, e Da pintura, no BDMG Cultural em, 2014, além das coletivas Temporada de Projetos 2019, no Paço das Artes, São Paulo; VIX Estórias Capixabas, no MAES, Espírito Santo, em 2021, e Draw Drawing 2 – London Biennale, na Foundry Gallery, Inglaterra, em 2006. Além disso, foi selecionado em parceria com Gustavo Maia para o 1º Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea em 2011.

Obras do artista foram adquirida por importantes instituições, como, Museu Nacional de Belas Artes do Rio, Acervo do BDMG Cultural, Acervo do MAES (Museu de Arte do Espírito Santo) e outras diversas coleções particulares no Brasil, EUA, Inglaterra e Portugal.

Serviço:

Exposição “Tenta a Sorte”, de Manuel Carvalho

Local: Rodrigo Ratton Galeria - Rua Alagoas, 1314, loja 27c, Shopping 5ª Avenida, Savassi, Belo Horizonte/ MG

Data: a partir de 08 de julho 

Entrada gratuita mediante agendamento pelo WhatsApp:  31 99981-9281

Classificação livre

Mais informações ao público:

Instagram da  Rodrigo Ratton Galeria: https://www.instagram.com/galeriarodrigoratton

Site da Galeria: https://www.rodrigoratton.com.br


Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!