07/07/2023 às 22h47min - Atualizada em 10/07/2023 às 00h00min

10 Curiosidades sobre “10 Minutos de Lucidez” – a 1ª. Peça Teatral a Entrar em Cartaz na História da Cidade de Diamantina

Reunimos aqui 10 curiosidades sobre o espetáculo que está fazendo história na cidade de Diamantina que vão te surpreender.

SALA DA NOTÍCIA Thiago Sousa

Cia. Teatro Labirinto
Por Thiago Sousa

Em conversa com o grupo Teatro Labirinto, descobrimos fatos inusitados que o fará se apaixonar ainda mais pelo espetáculo "10 Minutos de Lucidez" 

1 – Estreia Internacional
: Antes de encantar o público em Diamantina, "10 Minutos de Lucidez" fez sua estreia em janeiro de 2023, num teatro de 3 andares com capacidade para 2100 pessoas, no Chile. Coincidentemente, nessa época, a novela "Chica da Silva" havia acabado de ser exibida no país, fazendo com que as pessoas na rua confundissem a atriz Stheffany Hellen, protagonista da peça, com a atriz da novela. Vale lembrar que Chica da Silva era de Diamantina, assim como Stheffany Hellen.


2 - A Inspiração Inicial: Stheffany Hellen, atriz do espetáculo, foi responsável por muitas das cenas que deram origem à peça, mesmo que, atualmente, o enredo tenha tomado um rumo completamente outro. Por mais diferente que possa ser do enredo atual, em um primeiro momento a peça tratava de uma história de traição.

3 – Iluminação Minimalista: Apesar dos muitos elogios à iluminação do espetáculo, assinada por Shay Soares, surpreendentemente, são utilizados apenas 48 refletores, um número consideravelmente baixo se comparado à média utilizada por produções teatrais.

4 – Metamorfoses do Elenco: Ao longo de sua trajetória, "10 Minutos de Lucidez" teve quatro atores diferentes interpretando o papel masculino do casal. Motivos familiares e a pandemia foram os principais motivos que levaram os três atores anteriores a deixarem a peça.

5 - A Revolução no Teatro: Os diretores de "10 Minutos de Lucidez", Daniel Alberti e Shay Soares, estão prestes a lançar um livro intitulado "A Criação do Ator", pela editora SENAC, que aborda uma técnica revolucionária de criação teatral. O livro despertou interesse de editoras até mesmo no exterior, prometendo ser um marco no campo artístico.

6 - Da Peça ao Livro: O sucesso da peça "10 Minutos de Lucidez" também se estendeu ao mundo literário. A obra foi lançada como livro pela editora Giostri, renomada por publicar dramaturgia no Brasil, ampliando ainda mais seu alcance e impacto.

7 - A Arte dos Monólogos: Apesar de "10 Minutos de Lucidez" ser uma peça que explora o relacionamento de um casal, a Cia. Teatro Labirinto possui uma tradição em criar monólogos, alguns deles apresentados exclusivamente no exterior e inéditos no Brasil.

8 - A Paixão pelo Café: Shay Soares, uma das diretoras do espetáculo, é uma verdadeira aficionada por café, e todo grupo é consumidor assíduo da bebida. Por esse motivo, muitas das peças da Cia. Teatro Labirinto apresentam momentos em que os personagens desfrutam do precioso líquido, adicionando um toque peculiar às produções.

9 – Estreia na Dança
: "10 Minutos de Lucidez" marca a primeira peça da Cia. Teatro Labirinto que inclui coreografias. Com aproximadamente 14 minutos de dança, divididos em quatro coreografias, essa novidade surgiu devido à característica do grupo de descobrir a estética das peças ao longo do processo criativo, mantendo o suspense sobre como serão os espetáculos até sua concepção final.


10 - Inspiração Inesperada: A expressão "10 Minutos de Lucidez", que dá nome à peça, foi inspirada no texto "Eu Sei que Vou Te Amar", de Arnaldo Jabor. O nome foi escolhido num dia em que o grupo lia esta dramaturgia como fonte de inspiração para o espetáculo, pela temática de relacionamento. Mesmo que não tenha surgido nenhuma cena inspirada nesse texto, o nome acabou ficando.

Curiosidade Bônus – o “brigadeiro”: Nas suas viagens internacionais, a Cia. Teatro Labirinto leva consigo os ingredientes para fazer brigadeiro, uma iguaria brasileira, para compartilhar com o público e grupos teatrais parceiros. Em "10 Minutos de Lucidez" há uma cena em que os personagens desfrutam do brigadeiro que faz uma referência a essa tradição do grupo. Na viagem para o Chile, na estreia de “10 Minutos de Lucidez” o grupo vendeu após o espetáculo em torno de 800 reais em brigadeiro em apenas 30 minutos.

A Cia. Teatro Labirinto pode ser encontrada no instagram em @teatro.labirinto
 


Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!