13/07/2023 às 13h20min - Atualizada em 16/07/2023 às 00h01min

O que comer durante as férias para não sair muito da dieta? E como manter a rotina de atividades físicas?

Há muitas maneiras de controlar a comilança e fazer exercícios em qualquer lugar

Mariana Garrett Paker Rodrigues

FreePik

Por Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes

As férias escolares chegaram e muitas famílias vão viajar. Mas férias não precisam ser sinônimo de descontrole alimentar e total falta de exercícios. É possível passar esse tempo de descanso de maneira mais regulada, mas não necessariamente em provação, e sim com escolhas conscientes. 

Vamos começar enfatizando que não é preciso de uma academia para se exercitar. É possível brincar de correr com as crianças, caminhar na rua – nem que seja por meia hora -, jogar beach tennis na praia com os amigos, ou mesmo andar passeando com o cachorro. 

Para não cair na pegadinha do sedentarismo durante as férias, busque uma atividade que te traga prazer e seja plausível de ser realizada com a participação das crianças, por exemplo. O importante é manter o corpo em movimento. Para se ter uma vida melhor, o segredo é ter equilíbrio. 

Já com relação à dieta, não precisamos comer tudo que queremos de uma vez só. Quando falamos em alimentação balanceada precisamos pensar nas escolhas que fazemos. Por exemplo, podemos e devemos priorizar alimentos frescos ao invés de industrializados e não comer tudo que quer em uma única refeição, além de evitar o consumo de alguns alimentos industrializados.

Algumas dicas de como manter a alimentação saudável nas férias:

  1. Pense nas suas refeições: se você já sabe que vai comer algo diferente no almoço ou no jantar, controle e equilibre o café da manhã;

  2. Tenha sempre um lanche saudável à mão: quando estamos com muita fome, é normal buscarmos coisas gordurosas ou “a primeira coisa que vemos na nossa frente”, então ter algo saudável consigo é sempre uma boa saída;

  3. Coma a cada 3 horas: para evitar que a gente sinta muita fome, é importante lembrar de comer pequenas porções com frequência ao longo do dia;

  4. Planeje seus agrados: se sentir muita falta de comer uma guloseima, limite a uma por dia;

  5. Hidrate-se: lembre-se que a fome pode ser sinônimo de desidratação, então mantenha-se hidratado para não ter aquela fome constante e cavalar, além disso, beber água é importante para garantir que o corpo funcione bem;

  6. Evite comer por tédio ou ansiedade: pense antes de comer, pois podemos estar nos alimentando a mais só por não ter nada para fazer;

  7. Lembre-se sempre do seu objetivo:  por mais que seja um período de descanso, lembrar da sua meta ajuda no autocontrole. 


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