17/07/2023 às 15h24min - Atualizada em 18/07/2023 às 00h00min

Temporada do espetáculo infantil “Encasulados” chega às últimas apresentações

Público poderá conferir a montagem, que leva para o palco temas urgentes como sustentabilidade e preservação da natureza, até o dia 23 de julho

Fausto Cabral

Andreia Machado
A temporada do espetáculo “Encasulados” no tradicional Teatro Itália Bandeirantes, em São Paulo, chega à sua reta final. Quem quiser conferir as últimas apresentações da montagem que aborda de forma poética temas importantes como a sustentabilidade e a preservação da vida e da natureza, terá ainda dois dias, 22 (sábado) e 23 (domingo) de julho, sempre às 11h.

“Encasulados” tem concepção de Roberto Haathner (que também integra o elenco, no papel do personagem Magnata), com texto e dramaturgia de Paulo Rogerio Lopes e direção geral, musical e trilha sonora de Gustavo Kurlat. No palco estão também os atores Bruno Perillo, como o personagem Cientista e Iris Yazbek, como a Agente.  O espetáculo é viabilizado por meio do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SP), com o patrocínio de Tenda Atacado.


Enredo – Encasulados traz no palco três personagens (um cientista, uma ambientalista e um bilionário produtor de canudos plásticos), que partem em uma cápsula do tempo, cada qual com seus próprios objetivos. Eles não medem esforços para conseguir o que desejam, sem se importar com os riscos que podem trazer para humanidade, como extinção de espécies, epidemias etc.

O espetáculo é ambientado no ano de 2097, no mais famoso programa de entretenimento daquela época. Expectadores de todo o mundo sonham em ser sorteados com uma passagem para uma excursão no tempo, por intermédio da inovadora máquina de teletransporte de pessoas, que permitirá aos vencedores escolher se querem ir para o passado ou futuro.
 
“Coincidentemente”, um dos sorteados é o Magnata das indústrias de canudos de plásticos, o Sr. Meganudo, que também patrocina o programa. Os outros viajantes são um cientista preocupado com as abelhas e uma ambientalista determinada em atrapalhar os planos do magnata, cabendo a cada um deles, escolher para onde deseja viajar.

Sustentabilidade, preservação da vida, dos animais, da flora e fauna, reciclagem e outros assuntos de extrema importância são abordados, alertando para a necessidade de cuidar do presente, para garantir o futuro.

Os personagens embarcam na máquina do tempo, numa viagem frenética, cheia de perigos e mudanças de planos, já que a geringonça nem sempre leva o viajante à data desejada.

Num embate em que ninguém é perfeito, enquanto cientista e a ambientalista pretendem salvar espécies de animais e insetos e evitar que os erros do presente virem desastres no futuro, o magnata quer justamente que algumas espécies não atrapalhem seu império. Vale ressaltar que a montagem conta ainda com projeções holográficas e animações que interagem com os atores no palco.

“Encasulados propõe uma reflexão sobre as consequências dos nossos atos, por meio de uma aventura que se encanta no mergulho de questões ambientais, da ética e da ciência”, explica Roberto Haathner. Ele acrescenta que o grande desafio, desde a concepção do espetáculo, foi trabalhar essa temática, “sem cair no lugar comum, transmitindo a mensagem, mas entretendo e emocionando a plateia de todas as idades”.

FICHA TÉCNICA
Direção musical, direção geral e trilha sonora: Gustavo Kurlat
Atriz holograma: Marcia Oliveira
Elenco: Bruno Perillo (Cientista), Iris Yazbek (agente) e Roberto Haathner (Magnata)
Texto: Paulo Rogerio Lopes
Cenários, figurinos e adereços: Marco Lima
Concepção e Idealização: Roberto Haathner
Assistente de Direção: Debora Vivan
Coordenação técnica de montagem e contrarregra: Marcos Ribeiro
Direção de produção: Roberto Haathner
Assistentes de produção: Rosangela Roberta O. Pereira e Alvaro Barcellos
Design de luz: Kleber Montanheiro
Operador de Luz: Rodrigo Oliveira
Operador de som: Seiti Imamura
Visagismo: Kleber Montanheiro
Patrocínio: ProAC ICMS - Tenda Atacado
Apoio Cultural: Eu Faço Cultura, Keiko’s - Prevenção e Saúde

SERVIÇO
Espetáculo Infantil Encasulados
Temporada: até 23 de julho
Horários: Sábados e domingos às 11h
Local: Teatro Itália Bandeirantes
Endereço: Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo
Capacidade: 290 lugares
Classificação: Livre (Indicado para crianças a partir de 7 anos)
Duração: 55 minutos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Telefone: (11) 3214-4579


Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!