19/07/2023 às 19h27min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h00min

Nova tributação exigirá ainda mais performance dos prestadores de serviço

Entenda os desafios do setor de serviços com o possível aumento da carga tributária

Redação

As novas regras tributárias em discussão no país devem exigir ainda mais produtividade dos prestadores de serviço - setor que desempenha um papel crucial na economia brasileira, gerando empregos e impulsionando o crescimento. O relatório preliminar da reforma prevê um aumento considerável na tributação do setor de serviços, que responde por cerca de 70% da economia brasileira.   

As mudanças tributárias ainda estão em discussão no Congresso Nacional e podem sofrer alterações antes da aprovação final. A Reforma será implementada gradualmente e deve ser concluída em 2033 - com a criação dos chamados Impostos sobre Valor Agregado (IVAs). Um deles seria gerenciado pela União e o outro por estados e municípios.

Embora o texto da nova regra tributária ainda não estabeleça um valor definitivo, a alíquota do imposto para o setor de serviços pode ficar em 25% - este percentual será definido posteriormente, por lei complementar.

Diante desse cenário, alerta Jazeel Santos, diretor da divisão logística do Grupo GPS, é fundamental que o setor de serviços encontre soluções para aumentar a produtividade e a eficiência, ampliando atividades e reduzindo custos ao mesmo tempo. "A situação pressiona as empresas de serviço a maximizar os ganhos de produção, empregando melhores processos e investindo, cada vez mais, em inovações tecnológicas e transformação digital”, explica.  

Segundo Jazeel Santos, a aplicação de novas tecnologias ganhará ainda mais importância para a competitividade das empresas. E cita como exemplo a divisão logística do Grupo GPS, o maior grupo multisserviços do país. “As marcas In-Haus logística, Loghis, Motus e Wrapper, que integram a divisão logística do Grupo GPS, são direcionadas para atendimento de toda a cadeia de suprimento nas quais os nossos clientes estão inseridos, englobando não apenas suas operações de logística interna mas também proporcionando soluções às suas necessidades de transporte, armazenagem externa e industrialização quando necessário”, pontua.

Desafios e soluções

Para o diretor da divisão logística do Grupo GPS, os desafios futuros do setor incluem o desenvolvimento de novas soluções inovadoras, tais como inteligência artificial, robótica e outras iniciativas cada vez mais presentes nas atividades industriais e no varejo. “Com a nova tributação, as empresas vão buscar fornecedores qualificados para otimizar o ganho e, assim, minimizar possíveis impactos do aumento da carga tributária. Ou seja, é essencial, para o setor de serviços, o investimento em tecnologia e qualificação”, destaca Jazeel Santos. 

A divisão logística do Grupo GPS conta com a ajuda de um sistema exclusivo de gestão, desenvolvido para gerenciar as operações e realizar o apontamento dos serviços prestados. O GPS Vista, como é conhecido, consegue mostrar ao cliente se o que foi planejado está sendo realizado, em quanto tempo e por quantas pessoas. Segundo Jazeel Santos, o sistema é capaz de gerar confiabilidade e produtividade para a Indústria. "Em um cenário de Reforma Tributária, onde o prestador de serviço precisará ser mais confiável e produtivo para justificar a terceirização, o GPS Vista é uma ferramenta de grande segurança para o contratante", pontua Jazeel Santos.

As plataformas e recursos digitais oferecidas pela empresa incluem ainda veículos inteligentes autônomos e tecnologias para automação de armazéns, projetados para aumentar a eficiência operacional, otimizar o espaço disponível e acomodar o maior número possível de produtos. O objetivo da divisão logística do Grupo GPS, salienta Jazeel Santos, é tornar o prestador de serviço um grande fator agregador de competitividade para a Indústria. 

“O Grupo faz investimentos altos para desenvolver e incorporar as mais recentes tecnologias em suas operações, com o objetivo claro de otimizar a performance e eficiência produtiva. Sem dúvidas, nosso comprometimento com tecnologia em favor da performance é o que garante o sucesso das operações logísticas dos nossos clientes e, consequentemente, nosso próprio sucesso como Grupo", finaliza Jazeel Santos.


Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!