21/07/2023 às 15h41min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h02min

Exposição comemora 90 anos da Uva Niagara

Fruta começou a ser cultivada no Bairro Traviú, que comemora 130 anos da imigração italiana

Emilly Santos

Divulgação
Uma exposição comemora os 90 anos da uva Niagara Rosada. A abertura será no dia 23 de julho, às 16h, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, à Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro de Jundiaí. O evento abre a 7ª Semana do Agricultor Jundiaiense, ocorre até o dia 30 de julho e pode ser visitada de terça-feira a domingo, sempre das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Em abril deste ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reconheceu Jundiahy como Indicação Geográfica (IG) para a fruta.


O evento também marca o início dos festejos dos 130 anos da imigração italiana no bairro Traviú. Localizado às margens da Rodovia Anhanguera, o povoado nasceu pelo trabalho de um grupo de imigrantes originários do norte da Itália. Em 1893, eles desembarcaram no Brasil com destino à Fazenda Sete Quedas, em Campinas. Tempos depois, o grupo adquiriu as terras que hoje compõem o bairro. No início, tentaram produzir café, mas foi com a uva, cujas parreiras até hoje podem ser admiradas no local, que floresceu a verdadeira vocação do Traviú, que ainda hoje mantém forte suas tradições.

Em 1933, a partir de uma mutação genética somática espontânea, em meio a produção da Niagara Branca, de origem americana, surgiu a variedade rosada, exclusiva da região do Traviú e reconhecia com a Indicação Geográfica de Jundiahy, que é a 102ª brasileira registrada no INPI. A escrita com as letras “h” e “y” se justifica pois, no passado, entre o final do século 19 e início do século 20, o cultivo da uva se espalhou para uma imensa área de terra que se chamava Jundiahy. Depois os municípios foram desmembrados – Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba.

O bairro também faz parte de duas Rotas Turísticas de Jundiaí – Italiana e do Vinho - e agrega mais de 50 pequenas propriedades produtivas. Os visitantes podem acompanhar a produção de frutas como uvas, caqui, pêssego, ameixa, pitaia, além de legumes e verduras.

Serviço:
Exposição Uva Niagara Noventa
Abertura: 23/7 – às 16h;
Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes;
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro;
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h;
Até o dia 30 de julho;
Entrada é gratuita.

Veja as fotos do bairro Traviú, uma das Rotas Turísticas de Jundiaí.

Confira também fotos da Uva Niagara.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 99393-3088
 


Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!