24/03/2023 às 14h15min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h02min

Argeu Villaça Filho o “caçula” da primeira turma do Ginásio de São Roque (1948/51)

O Democrata
https://www.odemocrata.com.br/argeu-villaca-filho-o-cacula-da-primeira-turma-do-ginasio-de-sao-roque-1948-51/


Na edição passada o Arquivo Vivo destacou os 75 anos da instalação do ginásio em São Roque, atual Escola Estadual Horácio Manley Lane na Avenida João Pessoa. É bom voltar ao tema mesclando o centenário arquivo do Jornal O Democrata com o depoimento de Argeu Villaça Filho que fez parte da primeira turma. Aos 86 anos, em 1948 tinha apenas 11 anos e era o mais novo da turma.

Mesmo morando em São Paulo, onde construiu um carreira de sucesso como diretor do Mappin, Argeu jamais perdeu a ligação com São Roque, além de levar inúmeros conterrâneos para trabalhar ao seu lado na maior loja de departamento do Brasil e que atuava no mercado financeiro.

Apesar de menino, lembra do empenho do pai para a instalação do ginásio devido ao ótimo relacionamento com o deputado Lino de Mattos, que também foi senador (1955/63), prefeito de São Paulo (eleito em 1955 renunciou em 1956 para continuar como senador) e secretário estadual de Educação (1951). Por sua vez, Argeu Villaça ocupou o cargo de prefeito de São Roque (1933/36) e chefe de gabinete de Lino de Mattos quando secretário de Educação, além ser dentista, advogado, diretor da Caixa Estadual, chefe de gabinete do prefeito Rino Boccato (1967), redator do jornal O Democrata e apreciador de música erudita.

“O ginásio foi muito festejado. Fiz parte da primeira turma. Para entrar fizemos um tipo de vestibular [Argeu foi o segundo colocado]. Tive colegas excepcionais como Luiz Mirim, Juca de Oliveira, Terezinha Guzzon, Claudete Bonini. Foi uma fase bonita de nossas vidas”, recorda.

Isso mesmo. O consagrado ator Juca de Oliveira (matriculado como José de Oliveira Santos). “Tem um passagem curiosa do Juca. O professor Sérgio, de Potuguês, era uma pessoa que parecia que tinha lido todos os livros. Ele pediu para cada aluno ler um livro e depois ele discutia. O Juca com aquele jeitão dele pediu para ser o último porque disse que estava lendo um livro muito importante. O professor achou até que era brincadeira. Fez um segredo total até que chegou a vez dele. O professor perguntou. E aí, seu Juca? Ele leu a Divina Comédia de Dante”, recorda. O professor e o Juca passaram vários finais de aula discutindo uma das maiores obras literárias de todos os tempos dividida em inferno, purgatório e paraíso.

Por sinal, a organização de uma biblioteca foi uma das primeiras iniciativas do ginásio de São Roque. Argeuzinho teve participação direta como doador e depois ajudou catalogar os livros. “A bibliotecária era a dona Lourdes casada com o Álvaro Rufino de Souza. Era uma pessoa muito rígida e mantinha a biblioteca redondinha. Ajudei na classificação dos livros”, recorda. Apesar de ser chamada de Lourdes o seu nome era Maria Martins de Souza.

A turma que iniciou o ginásio em 1948 concluiu o curso em 1951 com a colação de grau em 11 de janeiro de 1952. É a mais “famosa” porque são os alunos que completaram o primeiro ciclo em São Roque. No entanto, o ginásio teve início com as quatro séries e o estudante que, em 1948, ingressou na quarta série conclui o curso ao final daquele ano.

Vander Luiz

The post Argeu Villaça Filho o “caçula” da primeira turma do Ginásio de São Roque (1948/51) first appeared on O Democrata.


O Democrata



Fonte: https://www.odemocrata.com.br/argeu-villaca-filho-o-cacula-da-primeira-turma-do-ginasio-de-sao-roque-1948-51/
Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!