21/07/2023 às 16h40min - Atualizada em 23/07/2023 às 00h03min

4 dicas para encurtar a adaptação da criança a uma nova escola

Apoio dos responsáveis, conhecimento prévio da escola e escolha de materiais escolares de qualidade ajudam a elevar a confiança da criança neste novo ambiente letivo

Bruno Thadeu Prado
Pritt / Henkel

Pixabay
São Paulo, julho de 2023 – A adaptação a uma nova escola nem sempre é automática e pode encontrar situações de desconforto principalmente no início dessa jornada. O momento de trocar a instituição de ensino pode ser delicado para a criança, pois implica em mudanças e desafios ainda desconhecidos para os pequenos, que ainda vivem fase de desenvolvimento emocional e cognitivo.

No entanto, é possível fazer essa transição de um modo mais harmonioso. Algumas atitudes simples favorecem a adaptação neste novo ciclo escolar. Confira:


1 Estabeleça relação de confiança com o pequeno
Retransmitir confiança à criança é importante para que ela saiba que pode contar com os pais ou responsáveis. Avise com antecedência sobre a mudança de escola para ajudar no preparo emocional da criança. Converse com ela sobre possíveis medos e desejos e visite a futura escola.

“A comunicação tranquila com a criança é o primeiro elemento de aproximação para que ele recorra a você e peça a sua ajuda em qualquer momento. Assim, deixe claro que ela pode te contar qualquer coisa. E nestes momentos, seja empático, e não crítico ao que ouvir. Para deixá-la mais confortável com esse momento, explique que pode demorar alguns dias para se adaptar e fazer novas amizades”, explica Maria Olinda Gottsfritz Sementille, doutora em Psicologia e professora nos cursos de pós-graduação na área de Educação do Senac EAD.

2 Itens escolares de qualidade elevam segurança e auto-estima
Neste começo de vida escolar, tudo é novo: amigos, sala de aula, professores. A sensação de insegurança é frequente. E nessa fase de “tudo é diferente”, é importante que a criança tenha itens escolares conhecidos no universo dela e que também tragam qualidade nas suas atividades dentro da nova classe. Demonstrar eficiência nas atividades para os seus novos colegas contribui para a sua auto-estima.

“A criança lida com incertezas neste novo ambiente e os itens escolares já conhecidos por ela dão proteção e amparo justamente nessa fase. Os materiais de qualidade estão diretamente associados à eficiência nas atividades escolares, aumentando sua satisfação e confiança. O brincar cria fortes conexões de amizade, e as atividades de recorte, desenho e colagem permitem interações coletivas, ótimas para sua socialização”, destaca Beatriz Negrão, Gerente de Marketing de Pritt, adesivo escolar da Henkel.  

3 Conhecimento amplo da nova escola traz mais tranquilidade
Faça uma imersão prévia ou mesmo nos primeiros dias no novo colégio para ampliar o conhecimento e evitar pequenos transtornos na adaptação. Quanto mais informações o adulto tiver sobre a escola, mais seguro terá para entregar a criança para o convívio no novo ambiente.

Faça um tour com o pequeno na escola. Converse com a coordenadora, com as professoras e peça que mostrem a escola, as salas de aula, o parquinho, o banheiro, a biblioteca. Informe-se também das regras, das rotinas comuns, como fazem com os materiais, com os lanches, com o que é esquecido, agendas e como é realizado o início das aulas.

4 Acompanhamento de adultos neste início escolar ajuda na adaptação
Crianças menores, em geral, necessitam de apoio maior neste início de rotina escolar. Algumas escolas e jardins permitem que um dos pais ou responsáveis acompanhe junto com a criança nos primeiros dias. Isso pode ser determinante para a adaptação.

Já no caso de crianças com oito anos ou mais, é interessante que ela seja apresentada para os novos colegas. Para ajudar nessa aproximação e aceitação na nova classe, a professora pode fazer uma dinâmica com a turma. Os adultos responsáveis podem ajudar participando do grupo de pais, acompanhando os acontecimentos e convidando alguns coleguinhas a irem à sua casa brincar.

Sobre Henkel

Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: "Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2022, a Henkel registrou vendas de mais de 22,4 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,3 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. Mais informações em www.henkel.com.
 
Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2022, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 8,8%.

Contatos com a imprensa:
InPress Porter Novelli

Bruno Thadeu Prado
(13) 99118-7995 - [email protected]
Carla Marcondes
(11) 4871-1446 | (11) 98766-6866 - [email protected]

 


Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!