24/03/2023 às 09h23min - Atualizada em 26/03/2023 às 00h02min

AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

O Democrata
https://www.odemocrata.com.br/agronoticias-por-mauricio-picazo-galhardo-252/


SETOR LEITEIRO

O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ronei Volpi, se reuniu com deputados e representantes do Ministério da Agricultura, em Brasília, para apresentar as pautas prioritárias do setor. Volpi indicou como uma das prioridades a aprovação do PL, que desonera as rações e suplementos minerais para alimentação de bovinos da incidência do PIS/Pasep e Cofins, para contribuir com a redução dos desembolsos dos produtores. 

CONSELHO

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, em Colônia do Sacramento, no Uruguai, da 13ª Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). No encontro, ministros e secretários da Agricultura dos seis países que compõem o grupo debateram as medidas coletivas que podem ser tomadas para fortalecer a prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, também conhecida como gripe aviária, diante dos casos recentes registrados na região. 

INOVAÇÃO

A inovação tem sido cada vez mais importante para o agronegócio brasileiro manter sua posição de liderança no cenário internacional. Para oferecer uma visão global sobre como os princípios de inovação e competitividade estão sendo trabalhados pelo setor, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por meio de seu Comitê de Inovação, promoveu uma pesquisa junto ao mercado nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, resultando na elaboração do Position Paper: Visão da Inovação e da Competitividade do Agronegócio.

BIODIESEL

OConselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou hoje (17), durante a primeira reunião do colegiado na atual gestão, o aumento para 12% da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, a partir de abril deste ano. A proposta aprovada pelo CNPE estabelece que a adição de biodiesel na composição do diesel cresça dois pontos percentuais a partir de abril deste ano, passando do atual patamar de 10% (mistura B10) para 12% (mistura B12). O teor será elevado para 13% (mistura B13) em abril de 2024, para 14% (mistura B14) em abril de 2025 e para 15% (mistura B15) em abril de 2026.

SEMENTES

AComissão de Sementes e Mudas de São Paulo (CSM-SP), vinculada à Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP) promoveu o Workshop de Sementes e Mudas – Treinamento sobre Legislação, em Piracicaba, no interior paulista. O evento aconteceu, no auditório da Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). A finalidade é capacitar responsáveis técnicos e produtores de sementes e mudas, setor primordial para o agronegócio brasileiro, e fomentar a atuação em plena conformidade dos estabelecimentos.

HORTALIÇAS

O mês de fevereiro foi marcado pelo movimento preponderante de preços mais baixos para a batata, cebola e tomate na maioria das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. Os dados são do 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, apenas a cenoura teve alta nos preços em quase todas as Ceasas analisadas. 

PARAGUAI

O Banco Central do Paraguai (BCP) em seu relatório de Comércio Exterior referente ao segundo mês do ano, mostrou que as exportações de carnes atingiram o valor de US$ 226,6 milhões, representando uma queda de 11,5% em relação aos US$ 256,1 milhões registrados em fevereiro de 2022. Em relação ao volume colocado, o aumento foi de 2,4% em relação ao referido mês de 2022. Entre os principais destinos da proteína vermelha paraguaia, o Chile continua sendo o maior comprador com 43,4% de participação no valor total exportado.

CHILE

Acelerar a transição para uma economia circular torna-se cada vez mais urgente face aos efeitos devastadores gerados pelas alterações climáticas. O Chile, não é exceção. De acordo com o 4º Relatório do Estado do Meio Ambiente (MMA, 2021), das 346 prefeituras do país, apenas 13% desenvolveram medidas de valorização de seus resíduos orgânicos. Outros dados indicam que restos de frutas, verduras e podas de jardim, entre outros resíduos orgânicos, representam 58% do total de “lixo” gerado nas residências chilenas, mas menos de 1% é reciclado. (Com informações de assessorias)

Mauricio Picazo Galhardo é jornalista e colaborador de O Democrata

Email: [email protected]

The post AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo first appeared on O Democrata.


O Democrata



Fonte: https://www.odemocrata.com.br/agronoticias-por-mauricio-picazo-galhardo-252/
Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!