01/08/2023 às 18h11min - Atualizada em 02/08/2023 às 14h30min

Instituto Etiene Medeiros participa da Copa Nordeste com foco em novas experiências aos alunos

Torneio foi realizado em Recife (PE) e contou com 12 integrantes do IEM, indo além da competição em si, valorizando o trabalho em equipe e contando com apoio dos familiares

Doro Jr.


A Copa Nordeste de Natação movimentou o clube AABB, no Recife (PE), e o Instituto Etiene Medeiros (IEM) esteve presente com 12 alunos - dois deles em sua primeira experiência competitiva. Mais do que a disputa em si, o evento representou para os participantes do IEM mais uma oportunidade de transformação, de novas experiências e valores, com foco no trabalho em equipe e podendo contar com o apoio dos familiares. Foram 27 medalhas conquistadas – uma de ouro, 13 de prata e 13 de bronze – e muitos momentos que ficarão para sempre guardados na memória.

O campeonato foi realizado nos dias 28 e 29 de julho e o Instituto – fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros - participou pelo segundo ano consecutivo. A competição serve de preparação para o Norte/Nordeste, torneio programado para o período de 28 de setembro a 1º de outubro, em Fortaleza (CE).

O segundo semestre terá, também, o 2º Festival IEM, organizado pelo Instituto. No ano passado, o evento reuniu crianças e jovens, com seus familiares, em um dia muito especial, no Complexo Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, na capital pernambucana, com a participação de 280 alunos do IEM, do Santos Dumont e do Compaz Ariano Suassuna.

A participação em competições é apenas uma das muitas ações dos projetos do IEM, que buscam proporcionar desenvolvimento integral dos alunos. São aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares.

No total, o Instituto Etiene Medeiros conta com 160 alunos, unindo educação e esporte como ferramentas de transformação social, contribuindo para a formação de crianças e adolescentes, com atividades realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont.

Sobre o IEM - O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!