26/03/2023 às 17h21min - Atualizada em 27/03/2023 às 00h01min

Governo deve criar plano de prevenção a eventos extremos, diz Marina

Ao lado de autoridades locais, em Rio Branco, Marina Silva anunciou que as pastas estudam a viabilidade de decretar estado de emergência permanente em alguns municípios

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2023-03/governo-deve-criar-plano-de-prevencao-eventos-extremos-diz-marina











Com centenas de famílias desabrigadas e desalojadas, na capital do Acre, Rio Branco, ministros do governo federal devem elaborar planos de prevenção de enfrentamento a eventos extremos. A informação foi dada neste domingo, após visita dos ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e Marina Silva, do Meio Ambiente, à região afetada pelas fortes chuvas nos últimos dias, na região Norte.



Ao lado de autoridades locais, em Rio Branco, Marina Silva anunciou que as pastas estudam a viabilidade de decretar estado de emergência permanente em alguns municípios. De acordo com a ministra, mais de 1.000 municípios apresentam tendência a manter as fortes chuvas, que se intensificam com as mudanças climáticas.



Ainda na capital acriana, Marina Silva defendeu a criação de um plano de prevenção dos eventos extremos da mudança do clima. Segundo ela, é preciso ir além das medidas momentâneas, como a remoção de algumas famílias.



Antes de começar o sobrevoo aos mais de 30 bairros afetados, no Acre, o ministro Waldez Góes anunciou o envio de técnicos da Defesa Civil Nacional para ajudar os gestores locais.



No último sábado, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Rio Branco devido aos estragos causados pelas chuvas e a alta do rio Acre, que subiu mais de sete metros no nível. Nenhuma morte foi registrada até este domingo. Também foram afetadas pelo excesso de chuvas as cidades de Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia.



Waldez Góes e Marina Silva também visitaram a capital do Amazonas, Manaus. Com as fortes chuvas, circulam nas redes sociais imagens de casas sendo arrastadas com a enxurrada em Manaus.


Política Brasília 26/03/2023 - 17:22 Sâmia Mendes/Edgard Matsuki Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional Marina Silva Chuvas domingo, 26 Março, 2023 - 17:22 2:55

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2023-03/governo-deve-criar-plano-de-prevencao-eventos-extremos-diz-marina
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!