12/07/2023 às 09h28min - Atualizada em 03/08/2023 às 00h00min

Projeto Viva o Livro! promove competências para a educação integral incentivando a leitura e a escrita na rede pública de Itupeva

Iniciativa inclui capacitação de equipes pedagógicas e ação interativa com estudantes no CEMEB Jardim Vitória, que aprenderão conceitos essenciais enquanto constroem o próprio livro. Outras 18 escolas receberão doação de livros

Fibra Comunicação
Fibra Comunicação
Evoluir


 

Nada melhor para despertar o gosto pela leitura do que envolver a criançada em uma atividade interativa e lúdica, onde poderão usar a imaginação criando histórias e construindo seu próprio livro. É assim que o projeto Viva o Livro!, realizado a partir deste mês em Itupeva (SP), convida estudantes e equipes pedagógicas a se engajarem em uma grande aventura, ao mesmo tempo em que trabalha competências essenciais para a formação dos futuros cidadãos. 

 

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e patrocinado pela Ball Corporation, o Viva o Livro! é uma iniciativa da Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - e, neste ano, contempla a capacitação de educadoras, educadores e a realização de um evento literário na CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Jardim Vitória, além da doação de cerca de 50 livros infantojuvenis para outras 18 unidades escolares da cidade. 

 

“Em todos os seus projetos, a Evoluir busca o desenvolvimento de cinco competências essenciais para a formação integral de crianças e jovens: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente”, ressalta Francis Dias, coordenador do Viva o Livro! na Evoluir. “Nesta iniciativa não é diferente. Ao permitir que estudantes escrevam, imprimam e montem seu próprio livro, utilizando o aplicativo Story Jam, de construção colaborativa para conteúdo e técnicas de scrapbook, temos a oportunidade não apenas de fomentar o gosto pela leitura e pela escrita de maneira criativa, mas também de colaborar com a construção dessas habilidades, sempre alinhadas à Base Nacional Comum Curricular”.

 

Francis destaca ainda a importância da capacitação das equipes pedagógicas para a Rede de Educação. “É um momento de integração, troca e informação, que proporciona o contato com as mais modernas técnicas pedagógicas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, e a descoberta de formas inovadoras de trabalhar a leitura e a escrita com as crianças. Ao final do período, realizaremos um evento literário para a construção dos livros, com muita diversão, contação de história, jogos e a participação da garotada, que pode decorar seu livro com materiais artísticos e depois levá-lo para casa”.

 

“Nosso compromisso com as comunidades onde vivemos e trabalhamos tem sido parte integrante de nossa cultura corporativa desde que os cinco irmãos Ball fundaram a empresa em 1880. Por meio de diversas frentes, doações corporativas e doações de funcionários e voluntariado, investimos no futuro das comunidades que viabilizam um negócio sustentável em causas que são realmente importantes. A educação é o pilar primordial para que alcancemos resultados ainda melhores para o nosso planeta. É com ela que transformaremos as gerações para que façam escolhas mais conscientes e tenham discernimento para evoluirmos ainda mais”, acrescenta a Gerente de Recursos Humanos da Ball  Corporation, Rosi Marcos.

 

Escolas que serão contempladas com cerca de 50 livros infantojuvenis em Itupeva: 

CEMEB Abílio Betelli

CEMEB Bairro da Mina

CEMEB Cássio Bussab

CEMEB Catharina Reinholz Sabó

CEMEB Fazenda Pinheiros

CEMEB Jacob Victor Levis

CEMEB Jardim Vitória

CEMEB José Leme do Prado Filho

CEMEB José Patrignani

CEMEB Madre Paulinia

CEMEB Maria José de Melo

CEMEB Mário Covas

CEMEB Monteiro Lobato

CEMEB Prefeito José de Oliveira

CEMEB Professora Maria Stela Sales Izzo

CEMEB Professora Nilma Ernesta Cortellazzi Tartalha

CEMEB Professora Thereza Angelina Lourençon

CEMEB Vereador Laerte Retondo

CEMEB Victória Cômodo Raymundo Fernandes.

 

PROGRAMAÇÃO 

Evento Literário com as crianças

Dia: 18 de agosto das 7h30 às 17h

Local: CEMEB Jardim Vitória

 

Sobre o Viva o Livro!

O Viva o Livro! é um projeto ludo-pedagógico criado pela Evoluir com o propósito de incentivar a prática da leitura e da escrita entre jovens e crianças, colaborando com a ampliação do acesso da população aos livros. Suas atividades se baseiam na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), moderna técnica de aprendizagem onde estudantes colocam a mão na massa e se tornam protagonistas de sua própria formação, desenvolvendo habilidades como curiosidade, criatividade, resiliência e determinação. Tudo alinhado às competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Além de possibilitar  a elaboração de seus próprios livros com a utilização do aplicativo digital e colaborativo Story Jam, também incentiva a criação de clubes de leitura, incluindo a doação de livros infantojuvenis da Editora Evoluir e de outras editoras para equipar as bibliotecas escolares, tratando de assuntos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Sobre a Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços. A companhia e suas subsidiárias empregam 21.500 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 11,8 bilhões em 2020.  Na América do Sul, a empresa conta com 14 fábricas, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai. Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o VADELATA – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no  Instagram e no Facebook.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br  


 
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!