27/03/2023 às 08h54min - Atualizada em 27/03/2023 às 20h00min

Rentabilidade dos Planos da Fundação Celesc é destaque em estudo

Levantamento indicou que o resultado dos últimos cinco anos dos planos administrados pela CELOS foi superior à mediana das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

SALA DA NOTÍCIA Julia Hoebel

Nos últimos anos, as Fundações apresentaram dificuldades nos resultados das rentabilidades dos seus planos previdenciários em quase todo o Brasil. Apesar de também ter sido impactada por esse cenário, a rentabilidade alcançada pelos planos previdenciários da CELOS foi destaque em estudo comparativo realizado pela Aditus Consultoria. Em um universo de 113 Entidades Fechadas de Previdência Complementar, o resultado dos últimos 5 anos dos planos administrados pela Fundação Celesc foi superior à mediana das Entidades, apresentando maior rentabilidade e menor risco.

A rentabilidade dos últimos 5 anos do Plano Misto foi de 65,94% enquanto a mediana dos 53 planos do mesmo tipo (Contribuição Variável) foi de 52,29%. Para o Plano Transitório a rentabilidade foi de 61,82% e a mediana dos 88 planos do mesmo tipo (Benefício Definido) foi de 58,21%. Nos dois planos da CELOS, o indicador de risco utilizado (Value at Risk - VAR) foi menor do que a mediana das demais Entidades.


Se a CELOS vai bem no comparativo entre os resultados das Entidades, a mesma coisa acontece no comparativo com os principais indicadores. No mesmo período, o CDI (principal indicador de desempenho para renda fixa) apresentou rentabilidade de 36%, o Ibovespa (principal indicador de desempenho para renda variável) 43,63% e a poupança resultado de 24,21%. Portanto, apesar dos planos terem apresentado resultado abaixo das metas atuariais (meta do Plano Misto foi de 67,49% no período e a do Transitório de 67,70%), impactadas pela alta inflação e volatilidade, os resultados dos Planos CELOS se sobressaíram perante as alternativas de investimentos existentes no período.

 


Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!