07/08/2023 às 10h31min - Atualizada em 08/08/2023 às 00h03min

2º Desafio da Pecuária Responsável selecionará 10 finalistas entre 38 projetos inscritos

Desafio premiará com R$ 15 mil a melhor proposta de prática de sustentabilidade na pecuária de corte ou de leite

Fernanda de Souza Martins


A segunda edição do Desafio da Pecuária Responsável, que premiará com R$ 15 mil a melhor proposta de prática de sustentabilidade na pecuária de corte ou de leite, encerrou o período de inscrições com 38 projetos. Durante o mês de julho, o comitê técnico do projeto selecionará 10 semifinalistas, que passarão por curadoria especial e gratuita, conduzida por Mauricio Palma Nogueira, da consultoria Athenagro. O Desafio da Pecuária Responsável também conta com participação da Embrapa Gado de Leite, Notícias do Front e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec), além da Phibro Saúde Animal, que criou e promove a iniciativa.
"Nesta edição, validamos a inscrição de projetos oriundos de 33 cidades de 10 estados brasileiros, liderados por São Paulo e Minas Gerais, que concentraram 34% e 18% dos projetos aptos a disputar o prêmio. Destaque ao interesse dos participantes de várias idades: o mais novo tem 19 anos e o mais velho, 76. Além disso, temos de estudantes, pecuaristas e profissionais ligados ao agronegócio, como zootecnistas, agrônomos e médicos-veterinários. A presença feminina também é um ponto de evidência: 32% dos projetos cadastrados têm autoria de mulheres. Essa diversidade reforça o compromisso do desafio em destacar o potencial humano no desenvolvimento de soluções em benefício da cadeia da carne e do leite", destaca Camila Ferraz, gerente de marketing da Phibro na América do Sul.
O Desafio da Pecuária Responsável consiste na elaboração, por parte dos participantes, de ideias executáveis e aplicáveis ligadas às práticas sustentáveis, que tenham as pessoas como motor de transformação. Em outubro, três finalistas serão indicados pelo comitê técnico. O vencedor será escolhido em votação pública, durante evento em São Paulo. A segunda edição do Desafio da Pecuária Responsável tem patrocínio de Beckhauser, Friboi, Integral Certificações e Vetoquinol Saúde Animal, além do apoio de cerca de 130 empresas e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.
"A responsabilidade ambiental, social e de governança – mundialmente associada à sigla ESG – ganha cada vez mais relevância no agronegócio. Diante disso, o projeto quer contribuir para valorizar ações que abarquem obrigatoriamente esses três pilares da sustentabilidade. Acreditamos que a construção de uma pecuária responsável é essencialmente colaborativa, por isso investimos em pessoas. São essas mentes inovadoras que revolucionarão a produção de proteínas animais, o bem-estar dos rebanhos, a segurança dos alimentos e o futuro do planeta", afirma o country manager da Phibro Saúde Animal no Brasil, Mauricio Graziani.
Confira a origem dos projetos inscritos e validados:
  • Goiás: Aparecida de Goiânia, Goiânia e Rio Verde
  • Mato Grosso: Barra do Garças e Nova Monte Verde
  • Mato Grosso do Sul: Campo Grande e São Gabriel do Oeste
  • Minas Gerais: Ipatinga, Itanhandu, Ituiutaba, Passos, Santa Rita do Sapucaí e Uberaba
  • Paraná: Maringá e Toledo
  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul: Boa Vista do Buricá, Quaraí e Santana do Livramento
  • Santa Catarina: Rio do Sul
  • São Paulo: Botucatu, Campinas, Descalvado, Penápolis, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba
  • Tocantins: Araguaína e Palmas
Sobre a Phibro Saúde Animal  
A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global. Para mais informações, acesse: https://www.phibrosaudeanimal.com/ .
 
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!