27/07/2023 às 15h29min - Atualizada em 09/08/2023 às 00h03min

ASA assume gestão de creche na Zona Oeste e amplia atuação em prol da educação de qualidade para crianças

Mais de 200 crianças serão atendidas no espaço que oferecerá atividades recreativas e ricas em estímulos

Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
Divulgação - ASA


Com o objetivo de expandir seu impacto na primeira infância, a ASA, instituição sem fins lucrativos com mais de 80 anos, que atende crianças, adolescentes e idosos, assinou um novo convênio com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) para assumir a gestão do CEI São Luis Gonzaga, na altura do quilômetro 15 da Rodovia Raposo Tavares, Zona Oeste de São Paulo (SP). Sob nova gestão, a creche irá atender mais de 200 bebês e crianças, de zero a quatro anos, e se soma aos cinco CEIs administrados pela organização em diferentes zonas urbanas paulistanas.

O serviço gratuito oferece qualidade educacional para as crianças, além de ser um espaço onde elas podem brincar e expressar seus pensamentos e ideias, contribuindo para seu desenvolvimento integral em um local seguro e rico em estímulos. Lá, participam de jogos e atividades recreativas que privilegiam o conhecimento e o cuidado de si, do outro e do meio ambiente, promovendo experiências, explorando a linguagem corporal e verbal, a natureza, a cultura e todas as linguagens artísticas, além dos momentos de refeições, higiene, sono e descanso.

“A ASA tem um papel de executor de políticas públicas em parceria com a Prefeitura de São Paulo e na prestação de serviços à primeira infância. A educação é um direito básico da família e da criança, e qualquer pessoa - sendo pais, familiares ou responsáveis - pode acionar uma creche e demandar que o bebê/criança seja atendido. A creche não é direcionada, especificamente, para públicos minoritários. Mas, quanto mais próximo de bolsões de pobreza, uma população mais vulnerável é atendida pelo CEI”, explica Melissa Pimentel, superintendente executiva da ASA.

Organização transforma vida de crianças, adolescentes e idosos

Fundada em 1942 por ex-alunas do Colégio Des Oiseaux, a ASA tinha como objetivo inicial oferecer suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da arrecadação de recursos financeiros e da distribuição de alimentos. Em 1951, a associação passou a ser uma entidade assistencial e criou a primeira Creche Lar Infantil. Quatro anos depois, instalou a primeira sede própria; e em 1962, obteve o Título de Utilidade Pública e celebrou o convênio com a Prefeitura de São Paulo para atendimento com os Centros de Educação Infantil (CEIs).

Ao longo dos anos, a instituição expandiu sua atuação e passou a atender crianças, adolescentes e idosos. Atualmente, sua missão é transformar ao educar e cuidar de crianças e adolescentes e promover o bem-estar de idosos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade. A instituição venceu o Prêmio Melhores ONGs em 2017, 2018 e 2022 e possui 14 unidades: seis Centros de Educação Infantil (CEIs), cinco Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), um Centro Dia para Idosos (CDI), um ASA Brechó e uma unidade administrativa.

Os CCAs são focados no atendimento do público de seis a 14 anos no contraturno escolar e direcionados a crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social. São centros que promovem intervenções lúdicas, culturais e esportivas para favorecer a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania dos atendidos. Além disso, estimulam a participação na vida pública do território, propiciando a formação cidadã das novas gerações.

Outra preocupação da ASA é proporcionar condições para um envelhecimento digno. Para isso, a organização mantém um Centro Dia para Idosos (CDI) na Zona Norte de São Paulo. O serviço é destinado à atenção diurna de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e com grau de dependência física e/ou cognitiva que requeiram o suporte de uma equipe multidisciplinar. No CDI, os idosos recebem atendimento e aumentam o fortalecimento de vínculos e a autonomia, prevenindo a institucionalização e a segregação. Além de terem acesso a diversas oficinas de pintura, informática, musicoterapia, jogos cognitivos, ginástica, yoga, canto, dança, entre outras atividades que estimulam a independência e a convivência em grupo.

Projetos complementam atendimento realizado pela organização

Além da execução dos serviços, a ASA também capta recursos e desenvolve projetos específicos para incrementar a qualidade do atendimento para crianças, adolescentes e idosos.  De 2018 a 2022, a organização realizou 22 projetos, captou quase R$5 milhões e contou com o apoio de 17 parceiros para impactar mais de 2.700 atendidos.

Um dos projetos de destaque da organização é o Previna-se, atualmente patrocinado pelas empresas Ultragaz, Mattos Filho, Bayer, Rede D'Ór São Luiz, UBS BB, Avon e BR Partner e apoiado pelo CONDECA/SP. Este programa aborda temas relacionados ao desenvolvimento e à formação de crianças e adolescentes, como sexualidade, saúde, violência, transição para a vida adulta e questões de identidade de gênero. Direcionado a faixa etária de seis a 14 anos, o Previna-se dissemina informações sobre mudanças corporais e emocionais e estimula reflexões sobre o processo de amadurecimento, para que todos aprendam a identificar e a construir relacionamentos saudáveis, saibam se prevenir em situações de violência sexual e busquem ajuda caso seja necessário.

Há também outras iniciativas como o Cidadania, Sustentabilidade e Articulação Comunitária, com patrocínio direto da Ultragaz, que tem o intuito de aprofundar as relações e fortalecer a rede de proteção e direitos de crianças, adolescentes e suas famílias, com foco em questões socioambientais nos territórios e nos próprios CCAs. E o Inclusão Digital, previsto para o final de 2023, que será realizado com o apoio do Fundo Municipal do Idoso (FMID) para ampliar as habilidades de navegação na internet dos idosos atendidos pela ASA e assegurar que eles tenham uma vida digna e ativa. Clique aqui e saiba mais sobre a organização.

Juntos podemos mais

Ao apoiar a ASA, você pode aumentar o impacto do trabalho desenvolvido há mais de 80 anos e contribuir com a redução da desigualdade social. É possível contribuir de várias formas: realizar  doações financeiras e de materiais, como roupas, sapatos, brinquedos, móveis, eletrodomésticos e outros produtos. Os itens são destinados ao ASA Brechó e 100% do valor é revertido à manutenção das atividades da instituição. Outra possibilidade é doar tempo e/ou habilidades e se inscrever no programa de voluntariado. Veja como participar: Programa de Voluntariado - ASA Move Pessoas.

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!