09/08/2023 às 15h32min - Atualizada em 10/08/2023 às 00h01min

Jojo Todynho realiza cirurgia bariátrica: Entenda o acompanhamento psicológico necessário no pré e pós-operatório

Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera destaca a importância da terapia para explorar as motivações e expectativas relacionadas à cirurgia

Thainá Zelante Cordeiro
Google


Nesta semana, a influenciadora Jojo Todynho comunicou seus seguidores nas redes sociais que passaria por uma cirurgia bariátrica, procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Conhecida como “redução de estômago”, o procedimento realiza uma mudança na forma original do órgão, com o objetivo de reduzir a capacidade de receber alimentos, principal responsável pelo emagrecimento. Porém, a importante decisão de passar por esse procedimento vai além do aspecto físico.  

O acompanhamento psicológico desempenha um papel fundamental a partir do momento que o paciente decide realizar a cirurgia. Para a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Luana Galleano Mello, esse processo não envolve apenas a transformação física, mas também a psicológica, sendo a terapia um local seguro para explorar as expectativas e preocupações relacionadas à bariátrica. “Muitas vezes, as questões emocionais estão ligadas à padrões alimentares disfuncionais, por exemplo, e as sessões de terapia tem como objetivo ajudar o paciente a identificar e desenvolver estratégias para uma relação mais saudável consigo.”  

Luana destaca que o acompanhamento com o psicólogo deve ser realizado tanto no pré quanto no pós-operatório, de forma que o paciente esteja sob observação durante toda a sua trajetória, recebendo suporte emocional durante estes dois diferentes momentos.  

Pré-operatório:  A terapia pré-operatória auxilia na preparação emocional para a cirurgia, ajudando os pacientes a entenderem suas motivações, identificando padrões de comportamento alimentar e abordando quaisquer questões subjacentes em relação ao porquê do procedimento. Através desse processo, as pessoas desenvolvem habilidades para lidar com as mudanças físicas que vão surgir após a cirurgia. 

Pós-operatório: Já no pós-operatório, a terapia desempenha um papel fundamental na adaptação à nova realidade. A perda de peso substancial e as mudanças na imagem corporal podem desencadear complexas emoções, como alegria, frustração, ansiedade e até mesmo tristeza. Os psicólogos estão preparados para auxiliar os pacientes na navegação dessas emoções, promovendo a autoaceitação e a construção de uma relação saudável com o corpo em transformação. Nossos corpos são plurais e, para além de alcançar padrões estéticos, precisamos trabalhar com os pacientes o bem-estar e autoaceitação.  

Sobre a Anhanguera      

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.  

Acesse o site e o blog para mais informações. 

Assessoria de Imprensa  

Atendimento PR: Thainá Zelante Cordeiro 
E-mail: [email protected] 
Telefone: +55 11 96650-6507 

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!