09/08/2023 às 15h13min - Atualizada em 10/08/2023 às 00h01min

Campanha Agosto Branco busca reduzir casos do câncer de pulmão, o mais fatal em todo o mundo

SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO


O câncer de pulmão está entre os mais frequentes, perigosos e fatais, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entre 2023 e 2025, são estimados mais de 32 mil novos casos a cada ano no Brasil e com maior predominância nos homens. De acordo com o pneumologista Valter Eduardo Kusnir, do hospital Santa Casa de Mauá, o tabagismo é o responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão. “Em estágios iniciais, as chances de cura passam de 50%”, explica o médico.

Além do tabagismo, outras situações também podem levar ao câncer de pulmão como as infecções pulmonares, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Fibrose Pulmonar, a hereditariedade, a poluição e a exposição a produtos químicos e à radiação. 

Os principais sintomas são a tosse crônica e persistente, acompanhada ou não de sangue, dor no peito e nas costas, perda de peso, cansaço e muita falta de ar. 
“Na maioria dos casos, os sintomas são associados à doença apensas quando o quadro já está instalado, pois se confundem com outras doenças. Por essa razão, a campanha Agosto Branco é muito importante, já que colabora com a conscientização e a necessidade de se ter um diagnóstico precoce. Na dúvida, procure sempre um especialista”, orienta Valter Eduardo Kusnir.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de imagem como raio-x, tomografia de tórax e Pet-Scan, com confirmação por biópsia, além de um mapeamento para avaliar se houve metástase. 

Caso não haja metástase, o tratamento indicado é a cirurgia, porém nos casos mais avançados há a associação de quimioterapia e radioterapia. A imunoterapia tem sido de grande ajuda para a melhoria dos resultados porque retira a camuflagem que as células cancerosas usam, aumentando a eficácia do tratamento. 

“A melhor forma de prevenir a doença é não fumar e não se expor ao tabagismo passivo”, orienta o pneumologista Valter Eduardo Kusnir.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!