29/03/2023 às 18h36min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h00min

Artes, cultura e natureza se encontram na programação de abril dos Museus da Energia

Atividades gratuitas incluem desde oficina de desenho com técnica spolvero até trilha Saberes Indígenas em São Paulo e Salesópolis

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini

Divulgação
 

Artes, cultura e natureza se encontram na programação de abril dos museus da Fundação de Energia e Saneamento em São Paulo e Salesópolis. As atividades incluem desde oficinas de desenho com técnica spolvero até trilha Saberes Indígenas. Os eventos são gratuitos, para públicos variados, e a maior parte deles exige inscrições antecipadas. Em São Paulo, a programação será realizada aos sábados, dias 15, 22 e 29 de abril. Em Salesópolis, haverá atividade voltada para estudantes de escolas públicas, no dia 13, e para o público em geral nos dias 15 e 22.

 

O Museu de Energia de São Paulo promove três oficinas abertas ao público, para todas as idades, com inscrição pelo Whatsapp. A Oficina Desenhando Com Técnica Spolvero abre a programação no dia 15. No dia 22 será realizada a  Oficina de Bolha de Sabão e no dia 29, a Oficina Herbário. As atividades acontecerão sempre às 14h. 

 

Na oficina Desenhando com Técnica Spolvero, os participantes vão criar desenhos através da observação de elementos de de Art Nouveau presentes no Museu. A atividade vai orientar sobre o spolvero, método para transferir desenhos de uma superfície para outra, abordar a história do Museu, a Art Nouveau, seu processo de resgate histórico e restauro. O projeto desenvolve criatividade, coordenação motora, conhecimentos de arte e arquitetura, com atividades lúdicas e práticas. 

 

A Oficina de Bolha de Sabão promove diversão e brincadeira entre os participantes, no Jardim do Museu de São Paulo, com dicas e técnicas para fazer bolhas de todos os tamanhos, de acordo com a criatividade de cada um e trabalhar conceitos de eletrostática com bolhas de sabão.

 

Na Oficina de Herbário, o público vai construir sua própria coleção de plantas, aprender sobre a história dos herbários, a importância deles para a ciência, a pesquisa, como identificar e classificar espécies florais. Durante a atividade, os participantes poderão ainda conhecer as espécies de árvores presentes no Museu da Energia de São Paulo. A oficina marca o Dia Nacional da Botânica, celebrado em 17 de abril, instituído em maio de 1994 em homenagem a Carl Friedrich Phillipp von Martius.

 

Salesópolis

 

O Museu de Energia de Salesópolis promove a oficina Desenhando com Folhas no dia 15 de abril, às 14h. No dia 22, acontece a Trilha Saberes Indígenas, às 10h30. As duas ações são abertas ao público, com inscrição prévia. No dia 13 de abril, a palestra Intervalo com Energia, às 9h30 e 14h30, será voltada para os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Professora Sônia Maria. 

 

A oficina Desenhando com Folhas celebra o Dia Nacional da Botânica. Os participantes vão criar imagens utilizando folhas encontradas no museu. A atividade terá início com um bate-papo sobre a importância da flora e diferença das folhas, seguida da coleta de material em uma trilha, que será usado para produzir uma obra de arte. A ação promove o conhecimento de forma didática, para mostrar que tudo na natureza tem uma função e se encaixa nas artes.

 

A Trilha Saberes Indígenas comemora o Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, e vai acontecer na Trilha da Figueira, permitindo ao visitante conhecer a rica biodiversidade desse bioma, além de contemplar uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura. Na atividade, serão abordados conceitos indígenas sobre a natureza e os seres vivos, destacando a importância da proteção dos territórios e povos indígenas e seu papel fundamental na formação e manutenção da biodiversidade brasileira.

 

A palestra Intervalo com Energia aproveita os intervalos das aulas para apresentar experimentos relacionados às fontes alternativas de energia e questões sobre sustentabilidade. A iniciativa oferece aos alunos e educadores um recurso de aprendizagem lúdica e criativa, sem interferência no período de aulas, sobre fontes geradoras de energia, água e meio ambiente.



 

Atividades de abril nos museus da Fundação de Saneamento e Energia

 

Museu de Energia de São Paulo 

Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 3224-1489

Whatsapp: (11) 99169-8531

 

15 de abril

14h 

Oficina Desenhando com Técnica Spolvero

Público: Livre

Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 

 

22 de abril 

14h 

Oficina de Bolha de Sabão

Público: Livre

Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 



 

29 de abril 

14h

Oficina de Herbário

Público: Livre

Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 



 

Museu de Energia de Salesópolis

Endereço: Estrada dos Freires, km 06, Freires, Salesópolis 

E-mail: [email protected] 

Telefone: (11) 4696-1332

Whatsapp:  (11) 99115-0020

 

13 de abril 

9h30 e 14h30

Palestra Intervalo com Energia, na EMEF Professora Sônia Maria

Público: Alunos da escola

 

15 de abril

14h 

Oficina Desenhando com Folhas

Público: Livre 

Inscrições pelo e-mail [email protected] 

 

22 de abril 

10h30

Trilha Saberes Indígenas

Público: A partir de 7 anos

Inscrição pelo e-mail [email protected] 




 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!