29/03/2023 às 15h51min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h02min

Efeito contágio pode estimular novos ataques a escolas

A Secretaria de Segurança Pública de SP pede que as pessoas não compartilhem imagens. A suspeita é de que a ampla divulgação do ataque ocorrido na escola da Vila Sônia, no qual uma professora morreu e cinco pessoas ficaram feridas, esteja motivando adolescentes.

EBC - Radioagência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/2023-03/efeito-contagio-pode-estimular-novos-ataques-escolas











A Polícia Civil de São Paulo registrou, entre segunda e terça-feira, sete boletins de ocorrência, envolvendo planos de adolescentes de possíveis ataques à escolas.



O secretário da Segurança Pública reforçou o pedido para que as pessoas parem de compartilhar imagens do ataque ocorrido dentro de uma escola estadual na manhã de segunda-feira (27) .



A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo está preocupada com o chamado “efeito contágio”, termo baseado em pesquisas, que apontam estímulo a casos semelhantes quando a mídia repercute um massacre.



A suspeita é de que a ampla divulgação de imagens do ataque ocorrido na escola da Vila Sônia, na segunda-feira, no qual uma professora morreu e cinco pessoas ficaram feridas, esteja motivando esses adolescentes.



Segundo depoimento à Justiça prestado pelo autor do atentado, o menor disse que se baseou em exemplos que viu na mídia. 



O secretário da Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, pediu à imprensa para que cesse a divulgação de imagens do ataque na escola da Vila Sônia. Derrite acrescentou que quem compartilhou mensagens com o autor do crime, pela internet, também será investigado.



Em uma das ocorrências, envolvendo novos planos de ataques que chegou à polícia pelo Disque Denúncia, um adolescente do 9º ano do Ensino Fundamental foi armado ao colégio, na capital paulista.



Em Itapecerica da Serra, na região metropolitana, uma mãe relatou que o filho foi ameaçado por outro estudante, que teria prometido um ataque similar ao da Vila Sônia. 



Em outra ocorrência, PMs foram informados de que um aluno estava próximo da escola com uma arma, e os agentes constataram que o jovem portava um revólver simulado.



Em Santo André, um estudante ameaçou a professora durante a aula, dizendo que os educadores deveriam ser esfaqueados e que ele faria isso no dia seguinte.



Também houve registro de um aluno portando um punhal em escola de São Bernardo do Campo.



Outros estados também registros boletins. Na tarde dessa terça, a polícia militar do Rio de Janeiro foi acionada, depois que um aluno foi contido por funcionários da Escola Municipal Manoel Cícero. Ele tentou atacar colegas com golpes de faca. 



E em Águas Claras, no Distrito Federal, o batalhão escolar da Polícia Militar foi acionado após um aluno criar um perfil no Instragram, ameaçando fazer um massacre no colégio de ensino fundamental onde estuda.



Nesta quarta-feira (29), o jovem se apresentou na escola junto aos pais e seguiu para Delegacia da Criança e do Adolescente para prestar depoimento.


Segurança Brasília 29/03/2023 - 15:51 Nadia Faggiani / Alessandra Esteves Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional ataques Escolas planos de ataques efeito contágio quarta-feira, 29 Março, 2023 - 15:51 3:04

EBC - Radioagência



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/2023-03/efeito-contagio-pode-estimular-novos-ataques-escolas
Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!