22/08/2023 às 15h35min - Atualizada em 23/08/2023 às 00h00min

Concerto em realidade virtual marca pré-lançamento da Escola de Música Cristo Redentor

Evento será realizado ao vivo na Sala Cecília Meireles e transmitido simultaneamente no metaverso do Santuário Cristo Redentor

Latam Intersect PR
https://latamintersectpr.com/
Divulgação


  • Iniciativa tem como objetivo atrair as gerações mais jovens e terá como anfitrião um avatar do Padre Omar, reitor do Santuário  

  • A Escola de Música Cristo Redentor tem a missão de levar educação musical às diversas camadas sociais e será lançada no aniversário  do Cristo Redentor

De forma inédita no Brasil, o concerto que marca o pré-lançamento da Escola de Música Cristo Redentor será realizado ao vivo na Sala Cecília Meireles, com entrada franca, e também no mundo virtual. O espetáculo que está marcado para o dia 22 de agosto, às 19h, será transmitido simultaneamente no metaverso do Santuário Cristo Redentor, podendo alcançar uma audiência global de espectadores. 

A iniciativa da escola de utilizar o metaverso se volta para as gerações mais jovens. A experiência digital imersiva é um experimento para apresentar o concerto em um ambiente de jogo em vez de uma réplica digital do local da orquestra e do coral. Os usuários poderão visitar o Cristo Redentor virtual e serão recebidos pelo avatar do Padre Omar, reitor do Santuário. Ou seja, eles poderão se movimentar pelo local e interagir uns com os outros, enquanto assistem à apresentação, com o Coro da Princesa - Coral Oficial do Cristo Redentor - e orquestra, sob a regência do maestro Leonardo Randolfo. 

O ambiente digital traz cadeiras e telões aos pés do monumento carioca, com a vista deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a realização do concerto no metaverso possibilita a inclusão de pessoas portadoras de deficiência motora, que terão a experiência visual no Santuário Cristo Redentor e no concerto, ao som de obras de W. A. Mozart, como a “Missa da Coroação” e a famosa “Eine Kleine Nachtmusik”. 

A Escola de Música Cristo Redentor, gerida pelo Instituto Movarte, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, tem a missão de tornar acessível o ensino de música, em padrões internacionais de qualidade, às diversas camadas sociais. O lançamento oficial da escola está previsto para outubro de 2023, mês do aniversário do Cristo Redentor.

“Nossa escola já nasce grande, com mais de 10 departamentos e vários pólos, na cidade do Rio de Janeiro e em Petrópolis. Inspirados em nosso Cristo Redentor, de braços abertos, queremos ser presença em todo o Brasil, difundindo a música e oportunizando o acesso aos talentos que pretendemos descobrir”, afirma Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e presidente da escola de música.

“Estamos encarando o grande desafio de fazer uma instituição moderna, voltada para a democratização do ensino musical de máxima qualidade. Essa é, na verdade, minha missão de vida, junto aos jovens, independentemente da condição social”, destaca o maestro Leonardo Randolfo, diretor geral da escola. 

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, destaca que trabalhar com o belo é uma maneira de ajudar o mundo a ser melhor. “A beleza transforma o mundo e os corações também. Esse trabalho do concerto que o Santuário Cristo Redentor proporciona, lançando a Escola de Música e aproveitando os meios de comunicação atuais, como o metaverso, permite a gente entrar no coração da juventude e chegar mais longe, ajudando a nossa cidade com a beleza da arte, da música, a se elevar cada vez mais. É mais um trabalho social e cultural do Santuário Cristo Redentor que agradecemos e apoiamos com todo coração”, afirma Dom Orani João Tempesta. 

Experiência imersiva recria o concerto aos pés do Cristo Redentor

Para construir o metaverso que criasse um concerto aos pés do Cristo Redentor de forma mais realista possível, a equipe da MetaMundi precisou de um mês de trabalho para concluir o desafio. “Nosso principal objetivo foi recriar um ambiente conhecido mundialmente que tenha na imersão sua principal característica. Cada pessoa pode criar seu próprio avatar para visitar o Cristo do metaverso”, explica Steffen Dauelsberg, co-fundador da MetaMundi. 

Para a construção do ambiente digital, foram usadas diversas funcionalidades com diferentes texturas, contrastes de cor e iluminação neon. Já na própria Sala Cecília Meirelles haverá uma área de experiência de realidade virtual, proporcionando que o público possa fazer o caminho contrário: estar presencialmente no evento e participar do metaverso, através de óculos de realidade aumentada disponíveis ao público. “Vai ser uma excelente forma de confirmar que a vista do Cristo, até no metaverso é, sem dúvidas, uma das mais bonitas do mundo”, finaliza Padre Omar.

SERVIÇO: 

Concerto de pré-lançamento da Escola de Música Cristo Redentor 

Data: Terça-feira, 22 de agosto de 2023

Horário: 19 horas 

Local: Sala Cecília Meireles (Endereço: Rua da Lapa, 47, Centro - Rio de Janeiro) 

Ingresso: Entrada franca (ingressos mediante retirada na bilheteria – sujeito à lotação do espaço)

Horários de funcionamento da bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, ou até o início do concerto.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!