24/08/2023 às 15h43min - Atualizada em 26/08/2023 às 00h03min

Ney Matogrosso - Homem com H

No Teatro OPUS Frei Caneca em setembro

Redação
Adriano Doria


 

Apresentado por Ministério da Cultura e Petrobras Premmia e com patrocínio master da EMS:

 

Sucesso de público e crítica, musical Ney Matogrosso – Homem com H tem novas apresentações no Teatro OPUS Frei Caneca em setembro

 

Espetáculo da Paris Cultural fica em cartaz junto com outro sucesso da produtora, o musical Silvio Santos Vem Aí. Ambos têm texto de Emilio Boechat e Marília Toledo 

 

O bem-sucedido musical Ney Matogrosso – Homem com H, uma produção da Paris Cultural, ganha sete novas apresentações entre os dias 22 e 30 de setembro, no Teatro OPUS Frei Caneca. Por lá, na mesma época, também estará em cartaz outro grande sucesso da produtora, o musical Silvio Santos Vem Aí (com apresentações nos dias 18 e 24/9 e 1º/10). Os espetáculos contam com os recursos de Libras e Audiodescrição em algumas sessões* e ações de democratização de acesso à cultura. Os ingressos estão à venda em uhuu.com e na bilheteria do Teatro, a partir de R$50, podendo ser aplicada a meia entrada.

Ney Matogrosso - Homem com H tem texto de Emilio Boechat e Marilia Toledo, que assina também a direção ao lado de Fernanda Chamma, e direção musical de Daniel Rocha. O cantor camaleônico Ney Matogrosso, grande homenageado no musical, é vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator por este papel.

 

A ideia de montar essa produção, de acordo com a diretora e autora Marília Toledo, surgiu depois que ela soube que seus sócios Marcio Fraccaroli e Sandi Adamiu tinham adquirido os direitos para realizar um longa-metragem sobre a vida de Ney Matogrosso. “Eu logo pedi para que eles também adquirissem os direitos para levar a história para o teatro. Tivemos um almoço com o Ney, quando pudemos compartilhar com ele nossa visão sobre esse espetáculo musical”, revela.

“Ney é um artista único, com uma visão cênica impressionante. Ele cuida de todas as etapas de sua performance. Além da escolha de repertório e banda, pensa no figurino, na iluminação, na direção geral.  E, quando está em cena, transforma-se em diferentes personagens. Ele nunca estudou dança e, quando o vemos em cena, parece que nasceu sabendo dançar. Mas ele jamais se coreografa. É sempre um movimento livre”, admira-se a encenadora. 

Já para Renan Mattos é extremamente desafiador interpretar uma figura tão importante para a nossa cultura. “O Ney é um ser camaleônico, tem um lado íntimo reservado, mas ao mesmo tempo é catártico no palco e apresenta um leque de personas a cada música. Cada uma dessas personas tem algo de místico, de misterioso, de selvagem, um ser ‘híbrido’ como definido por muitos, indecifrável. Então eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo”.

O musical chega para apresentar ao público essa figura tão importante para a nossa cultura, “algo obrigatório para qualquer brasileiro”, como considera Toledo. “A discografia de Ney Matogrosso passeia pelos compositores mais importantes do nosso país, o que reflete a nossa história. E sua história de vida é extremamente interessante. Ele sempre foi um homem absolutamente autêntico. Experimentou e ousou como nenhum outro artista, enfrentando os militares de peito aberto e nu, literalmente”.

 

Serviço

SERVIÇO “Homem Com H”

Ministério da Cultura e Petrobras Premmia apresentam: “Homem Com H”

Data: 22/09 às 21h30

23/09 às 17h e às 21h

29/09 às 17h e às 21h30

30/09 às 17h e às 21h

 

*Sessão acessível em Libras e Audiodescrição: 23 de setembro, 17h

Local: Teatro Opus Frei Caneca

Classificação: 14 anos. Acesso de menores somente acompanhados dos pais ou maior responsável.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!