31/08/2023 às 11h23min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h02min

Coral do Guri de São Vicente faz concerto gratuito

Sob a regência de Ricardo Cardim, o concerto integra a temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. Todas as apresentações são gratuitas

Adriana Monori
Ricardo Cardim, regente /Foto: Divulgação


O Coral do Guri de São Vicente apresenta novo repertório na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O conjunto toca nos dias 02 de setembro, às 11h, no Auditório do Polo Guri de São Vicente/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC
Sob a regência de Ricardo Cardim, o grupo apresentará as obras: Lua depois da chuva, de Osvaldo Lacerda; Colar de Carolina, de Xavier Bartaburu; Canon des scats, de Pierre-Gerárd Verny; Lonesome Valley, de Gilbert M. Martin; Evening Rise, Canção Tradicional Nativa Americana; The Tiger, de William Blake; Caicó, de Heitor Villa-Lobos; e Engenho Novo, canção de coco nordestino.
Regente, professor, compositor e arranjador, Ricardo Cardim tem graduação e mestrado em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Estudou regência orquestral com o maestro Roberto Tibiriçá e participou de diversos cursos na Áustria e nos Estados Unidos. Foi regente-assistente da maestrina Gretchen Miller, da Orquestra Sinfônica Jovem da Escola Municipal de Música de São Paulo de 2006 a 2008 e fundou a atual Orquestra de Câmara de São Paulo. Foi regente do Coro Municipal do Guarujá, de 2013 a 2019, levando o grupo a se apresentar em diversas salas, com destaque para o convite pela NEOJIBA a participar do 1º Festival Neojiba Encanta. Atualmente também é regente do Coro Livre da Baixada, coordenador do curso de música da Unimes-EAD e professor de regência e prática coral do curso de música da Unisantos e ministra cursos de Arranjo Coral.
As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site
gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais
Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).   
Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.
Novos Grupos
Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Coral do Guri de São Vicente
O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música, e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. O novo Coral do Guri de São Vicente é formado por 35 guris da Regional de São Paulo.

              A apresentações tem o apoio Prefeitura Municipal de São Vicente.
CORAL DO GURI DE SÃO VICENTE
Ricardo Cardim, regência

Programa
OSVALDO LACERDA
Lua depois da chuva – 50” [txt. Cecília Meireles]

XAVIER BARTABURU
Colar de Carolina [txt. Cecília Meireles]

PIERRE-GÉRARD VERNY
Canon des scats

GILBERT M. MARTIN
Lonesome Valley – 3’ 

CANÇÃO TRADICIONAL NATIVA NORTEAMERICANA (ÍNDIOS HOPI)
Evening rise – 2’30” [arr. Christian Bollmann]

WILLIAM BLAKE / SHERRI PORTERFIELD
The Tiger

HEITOR VILLA-LOBOS / TECA CALAZANS
Caicó (tema folclórico)

CANÇÃO FOLCLÓRICA BRASILEIRA
Engenho novo (coco nordestino)

Serviço
CORAL DO GURI DE SÃO VICENTE
Data: 02 de setembro de 2023, SÁBADO, às 11h
Local: Auditório do Polo de São Vicente
Endereço: Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã - São Vicente/SP

Outros concertos do Coral do Guri de São Vicente em 2023
Data: 07 de outubro de 2023, SÁBADO, às 16h
Local: Festival Vozes da Primavera Mongaguá


Data: 05 de dezembro, SÁBADO, às 11h
Local: Auditório do Polo de São Vicente

Data: 08 de dezembro, SEXTA-FEIRA, às 19h
Local: Auditório do SESC Santos

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.
___________________________________________________________________________
Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

Santa Marcelina Cultura  
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.  

Assessoria de imprensa:  
Comunicação | Santa Marcelina Cultura 
Tel.: (11) 3585-9897  
Renata Franco – [email protected] (11) 99659-2523 
Fernanda Narita – [email protected] (11) 99134-2947


Máquina Cohn & Wolfe| [email protected] | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques – direção |[email protected] 
Vânia Goersch – gerência (11) 3147-7462 e
(11) 94616-2914  [email protected]

Adriana Monori – atendimento 
(61) 9 9999-1900 [email protected]


Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162  
(11) 99370-2761 (plantão)  [email protected] 
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!