31/08/2023 às 11h08min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h02min

Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, novo Grupo Musical, faz dois concertos gratuitos no mês de setembro

Sob a regência de Thales Maestre, os concertos integram a temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. Todas as apresentações são gratuitas

Adriana Monori
Crédito: Helô Bortz


A Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga faz mais concertos na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. A Camerata toca nos dias 01 de setembro, às 19h, no Teatro Metrópole, em Taubaté/SP; e 02 de setembro, às 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, em São Luiz do Paraitinga/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC
Sob a regência de Thales Maestre e apoio da Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga, o grupo apresentará a Série: 30 Peças Fáceis para Dois Violões - 5 Peças Fáceis, de Paulo Porto Alegre; Nesta Rua / Terezinha de Jesus/ Samba Lelê, peças do folclore brasileiro; Isto é bom, de Xisto Bahia; Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga; Segunda Valsa, de César Guerra-Peixe; Felicidade, de Lupicínio Rodrigues; Caboclo da Roça e Fantasia Cigana, de Elpídio dos Santos; Temporal, de João Gaspar e alunos e alunas do polo de Lagoinha; e Histórias de Pescadores, de Dorival Caymmi.
Educador musical, o regente Thales Maestre, dedica-se prioritariamente ao ensino coletivo do violão e no desenvolvimento de trabalhos com cameratas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, tem sólida trajetória em diversos projetos sociais de educação musical sendo atuante nestes ambientes coletivos de aprendizagem desde 1999. Como regente, destaca-se a gravação do CD ‘Retratos Brasileiros’, com a Camerata de Violões do Guri Santa Marcelina. É bacharel em violão erudito.
As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site
gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais
Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).    
Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.
Novos Grupos
Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Camerata de Violões do Guri de Paraitinga
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma ‘orquestra de câmara de violões’, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

              As apresentações têm o apoio Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga.
Em Taubaté terá também o apoio da Prefeitura Municipal de Taubaté.
Em São José dos Campos o Guri tem parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a Fundação Cassiano Ricardo. E patrocínio ouro das empresas Tauste e Novelis.
CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA
Thales Maestre, regência

Programa
PAULO PORTO ALEGRE (1953-)
Série: 30 Peças Fáceis para Dois Violões
5 Peças Fáceis

FOLCLORE
Nesta Rua / Terezinha de Jesus [arr. Thales Maestre]

FOLCLORE
Samba Lelê [arr. Marcelo Fortuna]

XISTO BAHIA (1841-1894)
Isto é bom [arr. Jorge Elias]

CHIQUINHA GONZAGA (1847-1935)
Lua Branca [arr. Jorge Elias]

CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Segunda Valsa [transc. Marcelo Fernandes]

LUPICÍNIO RODRIGUES (1914-1974)
Felicidade [arr. Thales Maestre]

ELPÍDIO DOS SANTOS (1909-1970)
Caboclo da Roça [arr. Negão do dos Santos e João Gaspar]

ELPIDIO DOS SANTOS (1909-1970)
Fantasia Cigana
[Lia Marques, voz]

JOÃO GASPAR / ALUNOS E ALUNAS DO POLO LAGOINHA
Temporal
[Lia Marques, voz]

DORIVAL CAYMMI (1914-2008)
Histórias de Pescadores [arr. Thales Maestre]


Serviço
CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA
Data: 01 de setembro de 2023, SEXTA-FEIRA, às 19h
Local: Teatro Metrópole
Endereço: Rua Duque de Caxias, 312 – Taubaté/SP

Data: 02 de setembro, SÁBADO, às 15h30
Local: Auditório da Biblioteca Municipal

Endereço: R. Monsenhor Ignácio Gioia, s/nº - São Luiz do Paraitinga/SP

Outros concertos da Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga
Data: 09 de dezembro, SÁBADO, às 17h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Endereço: R. Monsenhor Ignácio Gioia, s/nº - São Luiz do Paraitinga/SP

Data: 10 de dezembro, DOMINGO, às 10h
Local: Casa de Cultura Tim Lopes
Endereço: Av. Ouro Fino 2520 (Bosque dos Eucaliptos) – São José dos Campos/SP

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.
___________________________________________________________________________
Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

Santa Marcelina Cultura  
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.  

Assessoria de imprensa:  
Comunicação | Santa Marcelina Cultura 
Tel.: (11) 3585-9897  
Renata Franco – [email protected] (11) 99659-2523 
Fernanda Narita – [email protected] (11) 99134-2947


Máquina Cohn & Wolfe| [email protected] | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques – direção |[email protected] 
Vânia Goersch – gerência (11) 3147-7462 e
(11) 94616-2914  [email protected]

Adriana Monori – atendimento 
(61) 9 9999-1900 [email protected]


Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162  
(11) 99370-2761 (plantão)  [email protected] 
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!