02/09/2023 às 00h24min - Atualizada em 04/09/2023 às 00h00min

Ro Araújo une raízes e inteligência artificial no clipe “Força Ancestral”

Single traz olhar afrofuturista para a música brasileira

Daniel Corrêa
Divulgação


 

A cantora e compositora Ro Araújo faz de seu novo clipe, “Força Ancestral”, uma viagem afrofuturista que mescla imagens reais e inteligência artificial (IA). A canção é parte de uma sequência de singles e clipes que a artista vem revelando e onde reapropria significados e ritmos da música negra brasileira com sua lírica poética e um vocal potente. 

 

Assista ao clipe “Força Ancestral”: https://youtu.be/K28S07denGI 

Ouça “Força Ancestral”: https://tratore.ffm.to/forcaancestral 

 

A música é um reggae diaspórico com letras que celebram a riqueza da cultura afro-brasileira. Ro Araújo nos leva a uma viagem musical que honra deusas africanas e heroínas brasileiras, unindo passado e futuro. A canção oferece uma mensagem de empoderamento e resiliência ao citar símbolos da força da mulher negra: as rainhas Makeda, Cahina, Nefertari e Nefertiti; as escritoras Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis e a guerreira Dandara dos Palmares entre elas. 

 

O clipe, dirigido por Gabriela Furlan, utiliza a IA para criar um visual onde o passado e o presente se entrelaçam. É uma representação vívida da ideia de afrofuturismo, que combina elementos da cultura africana com uma visão de um futuro promissor e inclusivo.

 

Ro Araújo assina também como compositora, trazendo sua própria narrativa à vida por meio das letras. “Força Ancestral” lembra da importância de reconhecer nossas raízes e celebrar a diversidade cultural que enriquece o Brasil. Além disso, este lançamento faz parte de um projeto ambicioso da artista, que planeja lançar sete singles até janeiro de 2024. 

 

Nascida na cidade de Nova Iguaçu, a artista já havia chamado atenção com a primeira faixa, "Mulher Negra", que incorpora elementos de um ijexá pulsante e cativante com clima percussivo da bagagem carnavalesca da artista. A canção já trazia uma poderosa expressão da identidade feminina e negra, desafiando estereótipos e preconceitos associados à negritude. Marcando uma estreia e uma bandeira que a artista traz consigo.

 

Assista ao clipe “Mulher Negra”: https://youtu.be/IYq69r1XfLg 

 

Neste ano, Ro também participou do SONORA - Festival Internacional de Mulheres Compositoras e foi selecionada para a MIAAU - Mostra de Integração Artística Autoral, além de ser semifinalista do Prêmio TOCA.

 

Solidificando sua nova fase criativa, a artista revela “Força Ancestral” em todas as principais plataformas de música. O clipe está disponível em seu canal de YouTube.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!