11/09/2023 às 13h26min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h02min

Inflamações gengivais decorrentes de má escovação dos dentes pode causar problemas cardiovasculares

Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, alerta que as doenças periodontais também impactam o coração

Mariana Garrett Paker Rodrigues
http://drrizzieri.com.br/
FreePik


Um estudo da American Heart Association com seiscentos e oitenta e dois pacientes demonstrou que pessoas com hábitos de escovação inferiores a duas vezes por dia e com duração inferior a dois minutos podem ter até três vezes mais incidências de doença cardiovasculares comparado a quem possui hábitos de escovação mais adequados.

Outra pesquisa, realizada por um instituto de pesquisa independente chamado Forsyth, dos Estados Unidos, em conjunto com a Universidade Harvard, revelou que pacientes analisados tiveram problemas no coração e sistema vascular atrelados à doença periodontal. A conclusão foi que pessoas com inflamações ativas causadas por doenças gengivais tiveram inflamação nas artérias, que podem acarretar ataques cardíacos, derrames ou outros tipos de problemas que envolvem o sistema cardiovascular. Isso só ocorre enquanto o paciente estiver com a infecção na gengiva.

explicação é que bactérias e outros micro-organismos podem sair da cavidade oral e entrar na circulação por meio das gengivas. Esses germes podem se fixar em áreas lesionadas do coração e, assim, provocar inflamação. Isso pode levar a doenças como endocardite, uma infecção da camada interna do coração. Além disso, problemas como aterosclerose (obstrução das artérias) e AVC (derrame cerebral) também têm relação com as inflamações causadas por germes que vêm da boca.

“Bactérias que causam as doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite quando entram na corrente sanguínea podem causar inflamação nas paredes dos vasos, alterando assim a formação das placas e provocando até mesmo a formação de coágulos e trombos, aumentando com isso o risco de infarto”, esclarece o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “Cuidar da saúde bucal, então, é parte essencial de cuidar do organismo como um todo”, acrescenta.

O Ministério da Saúde possui um guia para a saúde bucal que recomenda os seguintes cuidados:

  • Escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor.

  • Complementar a escovação passando o fio dental entre todos os dentes. 

  • Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições.

  • No caso de quem usa aparelho ortodôntico, preocupar-se ainda mais com a limpeza dos dentes e da gengiva e com o uso do flúor, pois o aparelho retém muitos restos de alimentos.

  • Ir ao dentista regularmente.

 

Sobre o Dr Rizzieri Gomes

Homem de terno e gravata    Descrição gerada automaticamente

Homem de terno e gravata Descrição gerada automaticamente

Mini Biografia: É médico cardiologista, focado na mudança do estilo (MEV) de seus pacientes, como ele mesmo define: tratar de saúde em vez de doenças. Foi o responsável pela implantação do protocolo de dor torácica no Hospital Check Up, de Manaus e por transformar a maneira como o infarto agudo do miocárdio é tratado na cidade, reduzindo a mortalidade por infarto agudo. Mais informações sobre o Dr. Rizzieri Gomes podem ser consultadas no site.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!