12/09/2023 às 11h18min - Atualizada em 13/09/2023 às 00h02min

Projeto Futuro Brilhante oferece oficinas gratuitas de iluminação cênica e técnicas de elétrica, em Monte Alto, interior de SP

Jovens e adultos a partir de 16 anos têm até 21 de setembro para se candidatar a vagas em cursos profissionalizantes 100% gratuitos no projeto Futuro Brilhante - Escola de Iluminação Cênica

S. Pereira
Banco de Imagens


Conhecer as técnicas de elétrica geral e saber usar os recursos disponíveis de luz em espetáculos teatrais, shows, exposições, debates, apresentações de dança e eventos em geral requer técnica e habilidade. A capacitação nesta atividade abre portas para novas oportunidades profissionais, além de contribuir para ampliar horizontes. O curso de iluminação cênica da Futuro Brilhante está com inscrições abertas até 19 de setembro para jovens e adultos a partir de 16 anos da cidade de Monte Alto, na região metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo.

Com realização da 5Five Comunicação & Cultura, patrocínio da Quinelato Freios e BMA, apoio do Instituto São Paulo de Arte e Cultura e viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a iniciativa oferece dezenas de vagas no setor criativo. De acordo com estudo da FGV e do SEBRAE, o setor cultural representa cerca de 4% do PIB estadual, mantém 1,5 milhão de postos de trabalho e cresce a uma taxa média anual de 4.6%, sendo um dos 10 maiores setores da economia do Estado de São Paulo, com R$ 78,35 bilhões gerados por ano.

Técnica cria atmosferas

A iluminação cênica (ou luz de palco) em espetáculos teatrais e shows é fundamental para criar atmosfera, destacar elementos cênicos, definir espaço e profundidade, comunicar visualmente, estabelecer ritmo e estrutura, além de garantir a segurança e visibilidade de todos os envolvidos. Ela pode variar em intensidade, cor e direção, criando diferentes emoções e transmitindo informações não verbais. Em conjunto com outros elementos cênicos, a iluminação ajuda a contar a história, definir o clima e criar a atmosfera desejada.

Na oficina, o participante, aprenderá na prática técnicas básicas de elétrica, além de desenvolver o conhecimento de como usar a luz, desvendando os efeitos de sombra e luz, e direcionando a atenção do público para os pontos importantes de uma cena, por exemplo. A proposta do curso é capacitar profissionalmente para atuar no mercado e gerar emprego e renda para a população sem nenhuma experiência prévia para atuar na área da elétrica e iluminação em produções culturais e shows musicais em teatros, auditórios, equipamentos culturais e estruturas provisórias.

Serviço

Curso: Iluminação Cênica com foco em elétrica. Inscrição: até 19 de setembro. Lista de selecionados: 21 de setembro. Início do projeto: 25 de setembro. Turmas: São 4 turmas de 30 alunos. Vagas limitadas. Alunos maiores de 16 anos, todos os gêneros, alfabetizados. Cursando ou já ter concluído o ensino médio em escola pública.

Link para inscrição : https://forms.gle/jEPWknmXz1w3J1rx6

Patrocínio: Quinelato Freios, BMA. Apoio: Instituto São Paulo de Arte e Cultura e Prefeitura Municipal de Monte Alto. Realização:  5Five Comunicação & Cultura LTDA. Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.


Sobre a BMA Borrachas
A BMA Borrachas Monte Alto Ltda é uma empresa privada, especializada em projeto, fabricação e comercialização de peças de borracha, metal-borracha, plásticos e subconjuntos para o mercado em geral.

Sobre a Quinelato Freios:
A Quinelato Freios é fabricante especializada em reparos para válvulas de freio a ar, reparos para compressores e pistões para veículos pesados.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!