15/09/2023 às 16h16min - Atualizada em 16/09/2023 às 00h02min

DATAHOLICS oferece análise de crédito com base em Inteligência Artificial para empresas do mercado livre de energia elétrica

Plataforma brasileira é capaz de avaliar riscos e evitar a inadimplência no setor

Caroline Brito
divulgação



 A crescente demanda por operações no mercado livre de energia elétrica tem apresentado um desafio significativo relacionado à questão do crédito para novos agentes do mercado de energia elétrica, principalmente após uma mudança regulatória que permite que empresas compradoras de energia passem a poder escolher de qual fornecedor de energia desejam comprar. Essa preocupação entre os executivos é compreensível, pois as dificuldades em realizar uma análise de risco de crédito pode ser um obstáculo para a atração de bons clientes e um risco de permitir o ingresso de maus pagadores, que possam se tornar inadimplentes.  As companhias de distribuição nesse mercado em expansão veem grandes oportunidades, mas também ponderam os riscos. A DATAHOLICS, plataforma de score de crédito alternativo, que tem como objetivo auxiliar empresas e instituições financeiras a aprimorarem suas operações de crédito por meio do uso avançado de tecnologia - identificou uma oportunidade para oferecer análise de crédito de alta performance com utilização de inteligência artificial e mais de 500 fontes de dados abertos. A tecnologia já está em uso e tem dado escala às operações de crédito de grandes empresas e instituições financeiras.
Dados socioeconômicos e comportamentais: uma análise mais justa e segura
A análise de crédito oferecida pela empresa abrange diversos aspectos, incluindo a saúde financeira das empresas, histórico e capacidade de pagamentos, dados da micro região, avaliações e reclamações, entre centenas de outros indicadores relevantes. Com base nessas informações, a plataforma gera uma pontuação diferenciada para cada novo potencial cliente que permite aos fornecedores de energia, uma visão clara do risco envolvido ao fechar contratos com determinadas companhias/ clientes.
Segundo Daniel Mendes, CEO da DATAHOLICS, a demanda por análise de crédito das empresas do setor de energia aumentou significativamente devido a uma mudança nas regras do segmento, que permite que determinados tipos de consumidores escolham seus próprios fornecedores. Esse segmento do mercado elétrico está em rápida expansão, gerando uma necessidade crescente de análise de risco de crédito para esses clientes em potencial.
"Por meio das análises, ajudamos as empresas a evitar a aceitação de clientes que possam se tornar inadimplentes no futuro, evitando assim prejuízos. Além disso, podemos avaliar um potencial cliente além do seu histórico de pagamentos, considerando seu potencial. Nossos clientes são dispensados de gastar uma ‘fortuna’ recrutando uma equipe de especialistas em dados e inteligência artificial, pois utilizamos ferramentas sofisticadas e modernas que tornam a análise de crédito confiável e diferenciada", explica Mendes.
A startup já processou mais de 700 mil CNPJs na plataforma, gerando o credit score de empresas de diferentes tamanhos e ramos de atuação, que conseguiram aumentar significativamente suas receitas em pouco tempo. “Essa pode ser também realidade das empresas de energia, ganhando previsibilidade e escala”, garante o CEO.
Para concluir, Mendes ressalta que o mercado livre de energia é altamente competitivo, permitindo que os agentes negociem livremente todas as condições contratuais de compra e venda. Nesse contexto, a DATAHOLICS será uma parceira estratégica e que está pronta para operar em qualquer parte do território brasileiro.
Para mais informações sobre a companhia, acesse: https://www.dataholics.io/

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!