18/09/2023 às 17h28min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h03min

Expedição Pacífico: escolas do interior de São Paulo recebem espetáculo da Cia Truks que trata da poluição ambiental com poesia, humor e delicadeza

Sessões acontecem em setembro e outubro em escolas das cidade de Nantes, Taciba, Narandiba, Maracaí, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista e Iepê, Interior de São Paulo

L. Machado
Alberto Rocha


O lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo. O plástico descartado pelo ser humano se acumula nos oceanos causando, entre outros graves problemas, a morte de animais. Enormes ilhas de plástico ficam concentradas em pontos específicos do oceano. Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando gigantescas "ilhas de plástico".

A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculo Expedição Pacífico, que a CIA TRUKS apresenta gratuitamente em escolas de Nantes, Taciba, Narandiba, Maracaí, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista e Iepê, no Estado de São Paulo, de 26 de setembro a 4 de outubro. O patrocínio é da Cocal, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, Pronac 204429.

Nesse espetáculo a Cia. Truks trata de fazer da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico - cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos - uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano.

Na história, dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas.

Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas –, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.

Conheça melhor o espetáculo clicando AQUI.

Cia. Truks

A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Sobre o patrocínio:

A Cocal é uma empresa 100% nacional, produtora de cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica, biometano, CO2 food grade e levedura seca. Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, vem investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar. Suas áreas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no oeste do estado de São Paulo.

A Cocal está patrocinando o projeto Reciclar é Preciso, PRONAC 204429, com a peça Expedição Pacífico, da Cia. Truks, que aborda a poluição dos mares, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução. O espetáculo, destinado a crianças a partir de quatro anos, será apresentado em instituições de ensino de Nantes, Taciba, Narandiba, Maracaí, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista e Iepê, estado de São Paulo,  de 26 de setembro a 4 de outubro.

Ficha Técnica

Texto: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Operação de som e iluminação: Maria Angélica Xavier. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

Roteiro das apresentações

Expedição Pacífico – Espetáculo teatral para crianças a partir de 4 anos.

PatrocinadorCocal, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, Pronac 204429.

Nantes

Data: 26/09/2023 - Terça- feira

Horários: 10h e 14h

Local: EMEI "Prof° Jorlando Albino Pinto

End.: Rua Guarani, nº 144 , Centro - CEP: 19650-013

-------------------------------------------------------------------------------------

Taciba

Data: 27/09/2023 - Quarta-feira

Horários: 10h e 14h

Local: Anfiteatro Municipal Vera Garcia Vinha

End.: Rua Moisés Calixto, 280, Centro - CEP: 19590-000

-------------------------------------------------------------------------------------

Narandiba

Data: 28/09/023

Horários: 10h e 14h

Local: EMEF Prof. Ineura Rodrigues de Lima

End.: Rua Maria Conceição da Silva Cassiano, Residencial São Francisco - CEP: 19220-000 - Narandiba/SP

-------------------------------------------------------------------------------------

Maracaí

Datas: 29/09/2023

Horários: 8h30, 10h e 14h

Local: Centro Cultural  Marinha Andrade Rocha

End.: Rua José Pinto da Silva, 399 - Jardim Karlos Kavan, 19840-000

-------------------------------------------------------------------------------------

Pirapozinho

Data: 02/10/23, segunda-feira

Horários: 9h e 13h e 15h 

Local: E.E. Profª Olga Yasuko Yamashita

End.: Rua Euclides da Cunha, 851, Vila Maria Zelia, CEP: 19200-000

-------------------------------------------------------------------------------------

Paraguaçu Paulista

Data: 03/10/23, terça-feira

Horários: 9h30 e 13h30

Local: Quadra Elzinha

End.: Av Siqueira Campos 129, Centro, CEP: 19700-000 

-------------------------------------------------------------------------------------

Iepê

Data: 04/10/23

Horários: 10h30 e 13h00

Local: EMEF João Antônio Rodrigues

End.: Rua Professora Maria Fermina Sacco Ricci nº 32, Centro - CEP: 19640-000

Link do espetáculo no site da Truks:

https://www.truks.com.br/espetaculos/expedicao-pacifico


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!