28/09/2023 às 12h39min - Atualizada em 29/09/2023 às 00h03min

Calistenia cresce e ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo

Segundo a The American College Sport Medicine, a prática de atividades físicas utilizando o próprio peso corporal já é a terceira modalidade de maior interesse entre os que buscam fazer um esporte

2PRÓ Comunicação
https://www.ciaathletica.com.br/
Divulgação Cia Athletica


Praticar exercícios físicos que dependem apenas do peso do nosso próprio corpo está cada vez mais frequente. A calistenia, como é chamada essa modalidade, começou a ganhar mais popularidade durante a pandemia, quando muitas pessoas estavam em busca de exercícios que pudessem ser feitos em casa - com pouco ou nenhum material.

Hoje, cada vez mais gente chega às academias em busca de treinos que desenvolvam a força a partir de exercícios chamados também de funcionais, que utilizam o peso corporal. De acordo com a The American College Sport Medicine, a calistenia é hoje a terceira modalidade de maior interesse no esporte mundial.

“Há uma grande quantidade de movimentos que podem ser executados com o próprio peso do corpo e com ativação muscular. Levamos esta tendência muito a sério em virtude dos benefícios que ela traz para os alunos”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica. E de acordo com o especialista, toda a equipe técnica da rede é orientada a incluir treinos funcionais nas aulas em grupo, além de pelo menos um exercício usando o peso do corpo nos treinos de musculação. 

Do ponto de vista físico, a calistenia é um meio bastante eficaz para aumentar a força muscular, estabilidade, amplitude articular e a coordenação geral do corpo. “Como toda prática esportiva, precisa ser ajustada para cada pessoa, o que é feito pelo profissional em educação física. Existem muitos passos antes da pessoa conseguir erguer seu próprio peso em uma barra, por exemplo, e para que isto aconteça, o professor selecionará exercícios iniciais, intermediários e mais avançados, a depender da evolução do aluno”, afirma Ferreira.

“O treinamento de calistenia contribui para um corpo mais forte, móvel e coordenado, com a grande vantagem de poder utilizar o próprio peso do corpo, e ser praticado em qualquer local, seja dentro de casa ou ao ar livre. Além disso, é um treino que, com acompanhamento correto, é bastante seguro e pouco agressivo às articulações e músculos”, finaliza.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!