26/09/2023 às 11h55min - Atualizada em 30/09/2023 às 00h03min

Castro Mendes recebe Musicais Canarinhos em setembro

Espetáculo comemora 20 anos do projeto Canarinhos da Terra

Daniela Nucci
Divulgação


Em comemoração aos 20 anos de existência, em 2023, o projeto Canarinhos da Terra resgata a antiga tradição de ofertar ao público um concerto em homenagem a chegada da Primavera (em 23/09) e levará ao palco do Teatro Castro Mendes, no próximo dia 28 de setembro (quinta-feira), às 20h, o espetáculo “Musicais Canarinhos”. 

A apresentação é gratuita, mediante retirada de ingressos no dia do espetáculo, uma hora antes do início da apresentação – o espetáculo será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube do projeto: “Os Canarinhos da Terra”.

“Em comemoração as duas décadas de existência estamos realizando uma programação especial em 2023 e este concerto é parte dela”, conta Luiz Pedro Simoni, fundador e diretor do projeto. 

Musicais Canarinhos reúne, como sugere o nome, três clássicos do gênero, divididos em grupos de alunos. Ou seja, as crianças do Kids 1 e kids 2, com idades entre 7 e 12 anos, irão interpretar canções de Os Saltimbancos, de Chico Buarque. 

Já os alunos de Jundiaí escolheram cantar “A Bela e a Fera”, enquanto os grupos jovens e juvenil e Cotuca (com idades entre 13 e 18 anos) trarão uma adaptação de A Família Adams. O espetáculo, com duração aproximada de uma hora, terá a participação de mais de 120 coralistas.

“Cada musical escolhido tem uma explicação. No caso das crianças, nós, professores, escolhemos Os Saltimbancos pela temática, que segue atemporal e necessária, e por ser do Chico Buarque, que é um compositor que admiramos muito”, contra Vladimir Camargo, diretor cênico. 

“No caso de A Bela e a Fera foi um pedido dos jovens de Jundiaí, enquanto que A Família Adams é um ‘meio-a-meio’, uma vez que nós, os professores, escolhemos a obra, mas os alunos pediram para incluir temáticas de universo atual da juventude, o que já era esperado uma vez que esse grupo trabalha a criatividade e a expressão”, completa.  

Diretora artística do projeto, Vastí Atique conta que trabalhar com clássico de A Família Adams foi um pedido dos coralistas, inspirados no sucesso da série Wandinha, do Netflix. “Nos perguntamos se daria certo, considerando os valores do projeto, e vimos que sim: tratar questões como diferentes culturas e costumes, os relacionamentos familiares entre pai, mãe, filha e entre irmão, nos permitiu trazer intensidade e dinamismo artístico à montagem que, tenho certeza, agradará muito ao público. “

 

20 anos do Projeto Canarinhos da Terra

"É emocionante olhar para trás e perceber que 20 anos se passaram. É gratificante ver o trabalho que temos hoje, com mais de mil alunos envolvidos, sendo 122 só aqui na Unicamp", conta Luiz Pedro Simoni. 

Além dos grupos que participam da montagem, o projeto mantém uma parceria com cinco escolas públicas de Campinas e Paulínia, com foco em utilizar a arte para melhorar o rendimento escolar, através do estimula ao desenvolvimento criativo e descoberta de aptidões, talentos e até encaminhamento de estudo e profissionalização. 

O projeto, que conta com patrocínio da Petrobras, coleciona vários prêmios e reconhecimentos, tem CD e vídeo gravados e já fez apresentações no exterior, sendo reconhecido em todo o País. 

 

Musicais Canarinhos – Dia 28 de setembro, às 20h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. (Ingressos gratuitos, com distribuição uma hora antes do espetáculo). 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!