29/09/2023 às 10h42min - Atualizada em 01/10/2023 às 00h00min

Startup com foco em saúde intestinal de pets espera faturar R$ 500 mil em 2023

Primeira empresa da América Latina a realizar exames de microbioma em cães e gatos, a Petbiomas oferece solução tecnológica para prevenção e diagnóstico de doenças nos amigos de quatro patas e se consolida como referência na América Latina

NB Press
Petbiomas


Primeira empresa da América Latina a realizar exames de microbioma em cães e gatos, a Petbiomas é uma startup focada em saúde e bem-estar de pets. Com o empreendimento iniciado no ano passado, a Petbiomas é a única capaz de fornecer recomendações personalizadas e embasadas cientificamente para melhorar a saúde intestinal dos animais de estimação.  

A ideia de criar a PetTech surgiu na Universidade de Harvard, onde seus fundadores trabalhavam e sonhavam em utilizar o que havia de mais moderno e inovador na ciência para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. Assim surgiu a Petbiomas, que oferece um exame que identifica e quantifica as bactérias presentes no intestino de cães e gatos.  

Os microrganismos do intestino do seu pet (“microbioma intestinal”) têm várias funções, como por exemplo digestão de nutrientes, síntese de hormônios e fortalecimento do sistema imune. Se a quantidade desses microrganismos estiver desregulada os pets podem desenvolver diarreia, vômitos, coceiras, alergias e até depressão. Por isso, um microbioma equilibrado está associado a uma boa saúde e bem-estar.   

Dada a relevância em saber o perfil do microbioma, a Petbiomas trouxe essa tecnologia para o Brasil e oferece duas opções de kits: o Catbioma para gatos e o Dogbioma para cães. O processo de coleta de material do pet é simples e pode ser feito pelo tutor. Basta ele encomendar o kit que chegará pelos correios, coletar uma pequena amostra de fezes desse animal e enviar por logística reversa para a Petbiomas. Esta pequena amostra será analisada em um laboratório de alta tecnologia. 

 Ao final, o cliente recebe um Informativo de Resultados completo para entender com clareza como está a saúde intestinal do seu amigo de quatro patas. A partir das informações do exame é possível saber se o microbioma está equilibrado (boa saúde) ou desequilibrado (mais susceptível a doenças). Se estiver desequilibrado, o Informativo de Resultados será o guia para o tutor e o veterinário reequilibrarem o microbioma do pet por meio de alterações na dieta e estilo de vida e, assim, garantir a sua saúde e bem-estar.   

Para tanto, a Petbiomas conta com a parceria da AnimalBiome, empresa localizada na Califórnia (EUA) e líder mundial em pesquisa de microbioma para cachorros e gatos. A AnimalBiome já testou mais de 30 mil animais e possui um dos maiores bancos de dados de informações sobre saúde intestinal de cachorros e gatos do mundo. 

Atualmente, com o apoio da Capri, venture builder voltada para o mercado pet, a startup de São José dos Campos (SP) está em fase de tração e se prepara para receber investimentos nos próximos meses. Os aportes recebidos até o momento foram bootstrap e financiamento público por meio da FAPESP para o desenvolvimento da solução e infraestrutura, totalizando aproximadamente R$ 400.000,00. No momento, o foco é consolidação da marca, ampliação da carteira de clientes, redução de custos e maximização nas vendas. 

“A expectativa com o apoio da Capri é muito boa. Com as orientações e o suporte deles, estamos aprimorando nossas estratégias e preparando o negócio para os próximos passos. Também estamos estabelecendo novas parcerias com outras startups do segmento, o que vai contribuir para acelerarmos nossos resultados”, destaca Flavio Francisco, CEO da Petbiomas. 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!